A década de 1960 para 1970 foi talvez a mais importante na história económica portuguesa dos últimos duzentos anos. Foi certamente aquela em que a economia portuguesa cresceu mais rapidamente desde sempre, foi aquela em que se operaram algumas das maiores transformações sociais em Portugal e foi também aquela década em que se lançaram as sementes da maior transformação politica do país, pelo menos no século XX.
Sobre este tema é interessante ler a conferência proferida pelo professor Alfredo de Sousa na Culturgest a 29-Março-1994, que foi transcrita e publicada na revista Análise Social, a título póstumo, em em 1995.
A década de 1960 a 1970 teve três grandes acontecimentos:
1. A assinatura do acordo EFTA, o Tratado de Estocolmo, em 1959, o acordo aduaneiro com a Inglaterra, os três países escandinavos, a Áustria, e a Suiça,que ofereceu mercados novos onde Portugal ainda não tinha penetrado.
2. O segundo acontecimento mais foi a guerra colonial, pois Portugal chegou a ter 250 000 homens de guarnição ultramarina, o que representou um esforço enormíssimo em termos humanos e financeiros muito grande, cerca de 40% do orçamento do Estado.
3. Mas os maior elemento da década de 60 foi a emigração, com a maior parte dos emigrantes a saírem da zonas rurais, com efeitos demográficos muito importantes.
Ler mais....
http://dl.dropbox.com/u/13583205/AdSousa_Anos60_ANALISE%20SOCIAL_1995.pdf
PPP Lusofonia é um blog de economia e finanças, focado nos serviços públicos e no investimento para o desenvolvimento, e nas PPP. O blog dedica-se a (a) conceitos de economia, finanças e banca (b) às necessidades dos PALOPs e (c)oportunidades de consultoria nos PALOPs, com artigos em português ou inglês. PLEASE USE THE TRANSLATE BUTTON. PPPs, development financing in Lusophone Countries Autora: Mariana ABRANTES de Sousa
Tradutor
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário