A maior fatia de financiamento vai para as concessões rodoviárias com 2,3 mil milhões de euros.
Os principais bancos nacionais garantiram um volume de financiamento de 2,7 mil milhões de euros para os investimentos em Parcerias Público-Privadas (PPP), um valor que representa 46,4% do financiamento global deste conjunto de projectos. Entre este ano e 2014, a banca portuguesa vai ter que assegurar quase metade daquela verba, cerca de 1,36 mil milhões de euros, para que tudo decorra como acordado. Isto numa altura em que os empresários das empresas exportadoras e das PME reclamam mais crédito por parte da banca e tanto o PSD, CDS como o BE estão contra este investimento dada a situação do país.
O restante investimento está assegurado pela banca internacional, que ficou com uma fatia de 28,1% (1,63 mil milhões de euros) e pelo Banco Europeu de Investimento com 25,4% (1,48 milhões de euros).
Fonte: Economico
Ver Garantias a favor do BEI com ratings mínimos
BES vende activos
Fonte: Economico
Ver Garantias a favor do BEI com ratings mínimos
BES vende activos
O excesso de crédito ao sector público (AP Administração Pública, SEE Sector Empresarial do Estado e concessionárias de serviços públicos e PPP) tem limitado o crédito ao sector produtivo e exportador.
ResponderEliminarUm efeito clássico de crowding out.
Ver a Comissão Executiva da ETV
ResponderEliminarde 18-Abril-2011 às 15:10
sobre a banca e o programa de ajustamento económico,
com Mariana Abrantes de Sousa e João Carvalho das Neves
Ver http://tv.economico.pt/
e no canal 200 da Zon,Vodafone e Clix e no canal 16 da Meo