Tradutor

terça-feira, março 22, 2011

Onde estão os números ... que contam na agricultura


À caça de números e estatísticas no mundo que fala Português

A Agricultura Portuguesa 1999 – 2009: metade do país (ainda) é área agrícola


INE-Portugalconcluiu a análise preliminar daquela que é a segunda operação estatística mais cara (16,9 milhões de euros) realizada em Portugal em cada 10 anos: o recenseamento geral agrícola.
Menos área explorada, menos explorações (-27%), com dimensões médias um pouco maiores e maior aposta nas pastagens permanentes em prejuízo da terra arável. Estão são algumas das conclusões sumária do INE. O país agrícola continua atomizado com 75% das explorações com menos de 5 hectares mas com as grandes empresas agrícolas a representarem já 25% da superfície agrícola utilizada. Eis um excerto da publicação do INE-Portugal:
“(…) Caracterização do Produtor: o produtor agrícola tipo é homem, tem 63 anos, apenas completou o 1º ciclo do ensino básico, tem formação agrícola exclusivamente prática e trabalha nas actividades agrícolas da exploração cerca de 22 horas por semana. O seu agregado familiar é constituído por 3 indivíduos e o rendimento provém maioritariamente de pensões e reformas. (…)
Nas empresas agrícolas constata-se que:
• A dimensão média é de 142 hectares de SAU, 12 vezes superior à média nacional;
• A idade média do dirigente da exploração é de 50 anos, 12 anos mais novo do que a média nacional;
• Cerca de 40% dos seus dirigentes têm formação superior e destes, metade possuem habilitaçõesespecíficas nas ciências agrárias;
• Empregam cerca de 30 mil trabalhadores, ou seja, 2/3 da mão-de-obra agrícola assalariada comocupação regular;
• Apenas utilizam 3,5 UTA por 100 hectares de SAU, enquanto que a média nacional se situa em 10 UTA por 100 hectares de SAU;
• A utilização dos tractores é mais eficiente, dado que, para explorar 100 hectares de SAU apenas énecessário 1 tractor, enquanto que em média são necessários 5 tractores.

2 comentários:

  1. Indústria portuguesa de tomate já é a quarta maior exportadora mundial do sector.
    Portugal tornou-se, em 2012, o quarto maior exportador internacional de tomate transformado, ultrapassando Espanha, de acordo com a Associação dos Industriais de Tomate.
    DE 31-Jan-2013

    ResponderEliminar
  2. Proposta de Campanha de Emparcelamento e troca de terrenos agrícolas e florestais:
    Promover, durante 18 meses apenas para apanhar duas visitas anuais de emigrantes, as transações de terrenos entre proprietários contiguos, para aumenta o tamanho médio das explorações com isenções e promoções de emolumentos, finananciadas parciamente com fundos europeus.
    DEPOIS, subir o IMI sobre os terrenos abandonados, com risco de incêndio, etc.

    ResponderEliminar