Tradutor

sábado, março 26, 2011

Eurostat mais exigente na definição do perímetro da AP

Refer e metros do Porto e Lisboa acrescentam 12 mil milhões à divida
25 Março 2011 | 00:01
Rui  Peres Jorge - rpjorge@negocios.pt
Eurostat surpreendeu e ter-se-á apresentado em Lisboa este ano especialmente exigente na análise às contas das empresas públicas de transportes.

Refer, Metro do Porto e Metro de Lisboa deverão acrescentar mais 12 mil milhões de euros à dívida pública já de 2010, o que colocará o endividamento do Estado reportado a Bruxelas nos 90% do PIB. Ao que o Negócios conseguiu apurar estas serão as três empresas cujas contas terão de consolidar dentro do perímetro das Administrações Públicas.
Fonte:  Jornal de Negócios


Uma empresa pública tem que ser considerada mercantil para ficar de fora do perímetro de consolidação da Administração Pública:  tem que ser remunerada ou preferencialmente cobrar ao utente pelo serviço efectivamente prestado e tem que ter receita própria superior a 50% do custo de produção.  VER mais sobre Encargos extra-orçamentais com serviços públicos (empresas públicas e concessionárias de PPPs) em PPP Lusofonia 9-Dez-2009

2 comentários:

  1. Finalmente, o Eurostat reconhece a importância da SUBSTÂNCIA dos organismos dependentes do contribuinte sobre a sua FORMA de empresas supostamente mercantis.

    Um investidor, ou eleitor, prudente, faz o seu próprio trabalho de casa e não fica dependente das análises das agências de rating, nem do Eurostat/INE.

    Sobretudo quando esses analistas são meras "agências", isto é, não estão a colocar o seu próprio dinheiro em risco.

    Para saber mais, ver PPP Lusofonia

    http://ppplusofonia.blogspot.com/2009/12/encargos-extra-orcamentais-com-servicos.html

    ResponderEliminar
  2. Mais de metade das 350+ empresas municipais serão fechadas, e as suas actividades e dívidas re-absorvidas na Administração Pública local.

    ResponderEliminar