Tradutor

sábado, janeiro 09, 2010

Despesas Totais em Saúde acima da média

O sector da saúde torna-se cada vez mais importante com o envelhecimento da população.
As despesas em saúde aumentam directamente com o aumento da percentagem de idosos com mais de 65 anos.

Para além de garantir a cobertura e equidade de acesso a cuidados de saúde apropriados e de qualidade, é necessário também assegurar a eficiência na utilização de recursos e a sustentabilidade económica e financeira, não apenas dos serviços de saúde (SNS) como do sector de saúde em geral.





Portugal coloca-se claramente acima de outros países europeus semelhantes em termos de Despesas Totais em Saúde, sobre o PIB, de acordo com dados da OMS/WHO.
Em parte isto reflecte o facto de que Portugal é um dos países mais envelhecidos da Europa.
O facto do sector da saúde Portugal ficar cada vez mais desalinhado em relação a outros países implica uma perda de competitividade em termos globais.

Looking at the scatter graph of Total Healh Spending/GDP agains percentage of the population 65+years and older, Portugal, spending 10,2% of GDP with 17% of the population over age 65+,  is clearly above the trend line and worse off in health than Greece. 

Health spending on cross-border pensioners  who spent their working and contributing lives in other countries, also impacts the Club Med southern European countries.