O economista Daren Acemoglu do MIT veio a Portugal dizer recentemente dizer que
"A economia portuguesa é muito arcaica em muitos aspectos". São conclusões como esta que lhe valem o adjectivo de "polémico", quando chama a atenção para os problemas estruturais da sociedade portuguesa. Em entrevista ao Expresso sublinhou que não é o momento certo para estender a carpete a um disparo do consumo.
Mal ele sabe da missa a metade. Afinal, não deverá ser por acaso que somos pobres, quando há economias com menos recursos mas muito melhor desempenho do que a economia portuguesa. Uma das coisas que é necessário recordar é que os fracassos de uns, os países importadores, contribuem bastante para os êxitos de outros, os países exportadores.
A má governação e a tradição de imobilismo na gestão colectiva mantém-nos na cauda da Europa, enquanto as modernices são promovidas apenas no consumo de bens importados.
Vale a pena ler e reler o seu livro "Why Nations Fail, Porque Falham as Nações", que foi comentado neste blog PPP Lusofonia em Março de 2012, há mais de 2 anos, para ver como podemos desbloquear e dar a volta às nossas tradições mais traiçoeiras.
Review of the book Why Nations Fail by http://www.nybooks.com/articles/archives/2012/jun/07/what-makes-countries-rich-or-poor/?page=2
ResponderEliminar