Tradutor

domingo, março 10, 2013

2013 – Ano Internacional da Matemática do Planeta Terra


 Coimbra“Foi durante o Congresso Internacional de Matemática de 2010, na Índia, que Christiane Rousseau (Montreal) lançou o desafio Matemática do Planeta Terra 2013. O ano MPT2013 está a desenvolver actividades que visam mostrar como a matemática desempenha um papel central em questões relacionadas com o Planeta Terra. Veja aqui as ideias sugeridas pela comissão internacional para o MPT2013.
A abertura oficial do ano MPT2013 em Portugal decorreu no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa. Durante a cerimónia foiestabelecido contacto com Paris e com S. Tomé e Príncipe.

Missão
Por todo o mundo diversas sociedades, associações, universidades, institutos de investigação e fundações vão dedicar o ano 2013 ao projeto MPT2013. É missão do projecto MPT2013:
  • Incentivar a investigação na identificação e na resolução de questões fundamentais sobre o Planeta Terra;
  • Incentivar educadores de todos os níveis de ensino para comunicar os problemas relacionados com o planeta Terra;
  • Informar o público sobre o papel essencial das ciências matemáticas para enfrentar os desafios do planeta Terra.
Grandes temas
Para o programa MPT2013 são sugeridos quatro grandes temas:
  • Um planeta para descobrir: oceanos; meteorologia e clima; processos do manto; recursos naturais; sistemas solares;
  • Um planeta suportado por vida: ecologia, biodiversidade, evolução;
  • Um planeta organizado por humanos: sistemas políticos, económicos, sociais e financeiros, organização das redes de transporte e de comunicação, gestão dos recursos, energia;
  • Um planeta em risco: mudanças climáticas, desenvolvimento sustentável, epidemias; espécies invasoras, desastres naturais.
Comité nacional
Tendo em vista a dinamização desta iniciativa, atribuindo-lhe simultaneamente um cariz nacional e alargado à CPLP, o Ministério da Educação e Ciência (MEC) em parceria com o Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE), liderou o processo de criação de um Comité Nacional, o qual funcionará sob a égide da Comissão Nacional da UNESCO (CNU), ao longo de 2013. O Comité Nacional para o MPT2013 é constituído por:
Aprender mais matemática, participar nesta grande aventura que é conhecer melhor o mundo e tudo o que nos rodeia. Encontrar algumas respostas mas também formalizar mais perguntas é uma responsabilidade de todos, estudantes de todas as idades, professores, pais, avós, tio, etc. Temos uma tarefa imensa mas ao mesmo tempo maravilhosa que é a de aumentar substancialmente os conhecimentos em matemática por toda a gente e fazer com que todos amem a matemática em vez de fugirem dela.
Se 90% da população chegasse a um conhecimento da matemática ao nível dos programas actuais de matemática do 12º ano Portugal seria, quase de certeza, um dos países mais avançados e desenvolvidos do mundo. É uma meta impossível? Não creio.
A. Abrantes
Fonte:  http://www.mat.uc.pt/mpt2013/