Tradutor

quinta-feira, setembro 22, 2011

Assimetrias de informação, a IGOPTC, GPERI e as PPPs

É do consenso geral que as assimetrias de informação são uma das causas das derrapagens orçamentais, no que toca aos numerosos contratos de concessão e PPP e às empresas públicas deficitárias (SEE).  

Em 2008, o Tribunal de Contas constatou a “acentuada assimetria de informação entre concedente e concessionárias, desfavorável para o Estado.” No entanto, o exercício da função de Concedente  é reclamada tanto pelo Ministério das Finanças como  pelos ministérios sectoriais.  Mas a responsabilidade pela coordenação não está formalmente  atribuída, e não parece existir mecanismo de coordenação fora das comissões temporárias de análises de propostas.

Nas PPPs, o Ministério das Finanças deveria concentrar-se em limitar o número de contratos e  os  respectivos encargos globais, tal como limita a dívida pública e o investimento tradicional, e na gestão do Programa de PPP como um todo. Não podendo ser especialista, o Ministério das Finanças estará sempre numa situação de maior assimetria e  fragilidade ao discutir com um concessionário e operador experiente os aspectos técnicos de uma concessão de serviços públicos de transportes, de saúde, etc. No Sector Empresarial do Estado, o controlo financeiro deveria concentrar-se também no limite ao endividamento e à acumulação de passivo, responsabilizando a tutela pela gestão técnica  orçamental e geral do serviço público concessionado.

Para cada contrato, o Concedente está naturalmente sediado na tutela sectorial (ministério, município, governo regional), pois é esse Concedente que tem a obrigação de prestar o serviço público e que deve manter a capacidade de fiscalizar, em termos técnicos e orçamentais, o concessionário e operador, e até de retomar o serviço publico se isso for necessário. A tutela sectorial tem de ser responsabilizada pelo desempenho técnico e financeiro do Estado como Concedente e Accionista, e de todos os operadores como Regulador.  
Note-se que as funções de Concedente, Accionista e Regulador são distintas ainda que frequentemente sobrepostas. A principal diferença é que é o Concedente quem tem de pagar pelos riscos que assume, e até pelos que não assume, pois o serviço público não pode fechar. 

Por isso, é de lamentar que a IGOPTC e o GPERI, dois organismos centrais da tutela de transportes, venham agora a ser extintos, em vez de verem reforçadas as suas funções e atribuições de controlo tanto técnico como financeiro. De facto,  Inspecção Geral  IGOPTC e o Gabinete de Planeamento e Estratégia GPERI, maniatados por regras obsoletas,  não conseguiram evitar nem mesmo alertar para o crescente buraco orçamental plurianual nas obras públicas e transportes. A IGOPTC, tal como a auditoria interna das Estradas de Portugal nem sequer estavam mandatadas para auditar a função de Concedente que absorvia uma parcela cada vez maior do orçamento do Programa de Transportes. 

Na minha opinião, o estreitamento crescente do âmbito de actividade do controlo técnico-financeiro e das auditorias do GPERI e da IGOPTC, face às novas formas de investimento público, contribuiu em grande medida para o actual descalabro financeiro do sector das obras públicas e transportes. Em anos recentes, a transformação do investimento PIDDAC em concessões e financiamento a empresas públicas, escapando ao acompanhamento mais apertado do GPERI e da IGOPTC,  facilitou a desorçamentação galopante, o iceberg de dívida submersa, que teve o inevitável impacto negativo  no rating da República Portuguesa

A crise reforça o que era já evidente, que o sector de transportes precisa de mais, e não menos, auditoria, controlo interno e responsabilização.   Mais controlo a nível macro pelo Ministério das Finanças, incluindo a aplicação da LEO - Lei de Enquadramento Orçamental (art 35º, alínea (l),  e acompanhamento e controlo a nível micro do contrato e do operador de serviço público pela tutela técnica.  Quer os concessionários quer os operadores públicos necessitam de ter um interlocutor técnico à altura, que possa minimizar as habituais assimetrias de informação, com mais que prováveis prejuízos para o Concedente e contribuinte, e que seja também responsabilizado pelos resultados técnico e orçamentais do sector.  

Por isso, é de lamentar a extinção da IGOPTC e do GPERI no âmbito da nova reforma da Administração Pública, PREMAC (PRACE II).  Confiamos que as suas funções e atribuições mais importantes para a disciplina orçamental, a legalidade e eficiência, a eficácia e  economia do sector de transportes sejam recuperadas e asseguradas por uma entidade especializada do sector que tem a responsabilidade técnica e orçamental do respectivo programa de transportes, de saúde, etc. 


A IGOPTC faz parte do Conselho da Prevenção  da Corrupção com a IGF e a IGAL, uma função indispensável, entre outras. 

Mariana Abrantes de Sousa
ex-Controladora Financeira do Ministério das Obras Públicas Transportes e Comunicações 

14 comentários:

  1. Agora todos os dias nos chegam as facturas do que não tinha preço

    ResponderEliminar
  2. São 19 horas Lisboa, 18 nos Açores e muitos milhões mais na Madeira

    ResponderEliminar
  3. O PREMAC (PRACE II) acaba com os Controladores Financeiros, mas também com as Inspecções Gerais.
    Será que as Inspecções Gerais são vistas como parte do problema?
    Isto é, a IGOPTC tem parte da responsabilidade do buraco nos transportes?
    Ou será que as IG são uma parte necessária da solução da disciplina e rigor?
    Agradecem-se comentários

    ResponderEliminar
  4. A desorientação é má conselheira, especialmente quando as coisas sérias são tratadas como jogos de poder entre ministérios.
    A auditoria interna das Estradas de Portugal e a IGOPTC foram mantidas afastadas das concessões e PPP (que lhes metiam medo) enquanto os contratos e os montantes se acumulavam.
    O problema foi mesmo um de falta de controlo e responsabilização eficaz.
    Depois aparecem as histórias mal contadas de “buracos” surpreendentes.

    O MdF deveria concentrar-se nas suas funções, na implementação integral da LEO, e no endurecimento do nosso “soft budget constraint” global (macro), em vez de se posicionar como “accionista” e “concedente” nos operadores e contratos individuais (micro), uma função que compete melhor à tutela técnica.
    A DGO controla cada tostão até à exaustão, o que acaba por incentivar a desorçamentação. A DGTF controla muito pouco ou nada.
    Um mesmo projecto de transportes, de saúde, ou de educação pode ser executado em PIDDAC, numa empresa pública do SEE, ou através de um contrato de concessão-PPP. A orçamentação, responsabilização e controlo deveriam ser sempre os mesmos independentemente da forma de implementação dos projectos.

    ResponderEliminar
  5. A auditoria externa não dispensa a auditoria interna.

    Nenhum banco poderia funcionar sem uma auditoria interna, e a auditoria externa, têm funções diferentes.

    ResponderEliminar
  6. Ver Comissão Executiva no Económico TV, às 10h com repetições às 15h30, 1h00
    - Estradas de Portugal (hoje)
    - Banca

    ResponderEliminar
  7. Não se deve minimizar o problema da Madeira que é mesmo muito grave e demonstra conluio a todos os níveis, desde os empreiteiros, aos bancos, ao Banco de Portugal e ao INE.
    Quem financiou toda aquela actividade, afinal, o betão, os salários, as contribuições à SS?

    Mas o pior do Alberto João Jardim, é que ele tem SÓSIAS ORÇAMENTAIS, em Oeiras, no Palácio Penafiel etc.
    Sim, podíamos aguentar um Alberto João, mas não podemos aguentar 300.
    É esse o nosso grande drama, quando o buraco total é maior que as partes.

    ResponderEliminar
  8. A inspecção da IGF à Madeira peca sobretudo por tardia.

    Merecemos melhor.

    ResponderEliminar
  9. Um relatório da IGF sobre a Madeira ficou numa gaveta do Ministério das Finanças?

    Será que o Inspector Geral está de tal maneira subordinado ao Ministro, que não pode denunciar as irregularidades criminais ao Ministério Público?

    Onde termina a responsabilidade política e começa a responsabilidade tribunal?

    ResponderEliminar
  10. A 21 e 22 de Novembro decorre, em Carcavelos, o “8º Congresso Nacional de Administração Pública: Desafios e Soluções”, um fórum anual de informação e debate sobre os temas atuais do Estado e da Administração. Os estudantes beneficiam de um preço promocional de inscrição.

    ResponderEliminar
  11. As auditorias internas e as inspecções são essenciais à boa gestão.

    Inspectores parados, despesas fora de control.

    ResponderEliminar
  12. Olha ò politico
    Olha ò politico
    Olha ò politico gastador
    Ai vota agora, pois se não votas
    Ficas sem casa e sem dinheiro.

    ResponderEliminar
  13. IGOPTC afastada das PPPsegunda-feira, 12 novembro, 2012

    A IGOPTC foi desmembrada sem nunca ter inspecionado ou auditado um Concedente ou um contrato de concessão, apesar de 80% das PPP serem fazerem parte do programa de transportes

    ResponderEliminar