Tradutor

sexta-feira, outubro 23, 2009

Impacto de grandes investimentos, OEng, 2-Nov-09

2 de Novembro de 2009 – 16h30 Auditório da Ordem dos Engenheiros

Programa de Seminário

AVALIAÇÃO DOS IMPACTOS DOS GRANDES PROJECTOS DE INVESTIMENTO
Eng. Fernando Santo, Bastonário da Ordem dos Engenheiros
Moderador: Eng. Carlos Matias Ramos,
Presidente do LNEC – Laboratório Nacional de Engenharia Civil

Impactos dos grandes projectos de Investimento
Prof. José Viegas, Instituto Superior Técnico (Universidade Técnica de Lisboa)

Private Financing for Public Infrastructure – A Practitioner’s Overview
Eng. Paolo Lombardo (Head of Division – Project Structured Finance – Credit Risk Department – Banco Europeu de Investimento)

EIB Financial Support to Sustainable Cities
Prof. Mario Aymerich (Head of Division – Urban Transport & Other Urban Infrastructure Division – Projects Directorate – Banco Europeu de Investimento)

Avaliação dos Impactos da 1.ª Fase do Metro do Porto (avaliação ex-post)
Prof. Manuel Vilares (Instituto Superior de Estatística e Gestão de Informação – Universidade Nova de Lisboa)
Prof. Paulo Pinho (Faculdade de Engenharia – Universidade do Porto)
Apresentação do Livro
Avaliação das Grandes Obras Públicas. O Caso do Metro do Porto”
Autores: Prof. Paulo Pinho e Prof. Manuel Vilares
Apresentação: Dr. Carlos Costa (Vice-Presidente do Banco Europeu de Investimento)

Inscrições: Ordem dos Engenheiros – Secretariado dos Colégios
Tel. 213 132 662
Av. António Augusto de Aguiar, n.º 3 D
1069-030 LISBOA Portugal
VER declarações do Bastonário da Ordem dos Engenheiros no Público
A avaliação (ex-post) do impacto de projectos de investimento é um instrumento essencial para melhorar a productividade e sustentabilidade do investimento público, que tem sido um problema crónico em Portugal durante décadas. Os impactos directos, indirectos e induzidos têm de ser identificados e quantificados, incluindo as externalidades que podem ser tanto positivas como negativas. Fundamentalmente, o impacto de um projecto é avaliado a partir do uso ou aproveitamento que é dado à infraestrutura, isto é o tráfego, tráfego, tráfego...
VEJA-se que até nos pequenos projectos pode haver mais investmento do que aproveitamento, quando a obra é mal concebida ou mal executata, isto é "not fit por purpose".
E o contribuinte é que paga.

1 comentário:

  1. Investimentos públicos precisam de avaliação técnica mais "credível"
    01-NOV_2009

    Os grandes investimentos públicos devem ser regidos por um modelo de avaliação que confira “mais credibilidade” aos estudos, alertou o bastonário da Ordem dos Engenheiros, Fernando Santo, citado pela Lusa.
    João Matos/PÚBLICO

    A Ordem dos Engenheiros vai promover amanhã um seminário sobre o tema “Avaliação dos Impactos dos Grandes Projectos de Investimento”
    “Temos de ter um modelo tanto quanto possível avançado, copiando as melhores práticas que estão a ser divulgadas e desenvolvidas noutros países, para que Portugal não ande sempre a discutir se os estudos são credíveis se não são credíveis, se estão a fazer um favor político, se não estão a fazer um favor político. É tempo de parar com isto”, indicou Fernando Santo na véspera de uma conferência sobre o tema, promovida pela Ordem.

    Segundo o dirigente, são necessários dois modelos de avaliação: um antes de investir para avaliar os seus benefícios e outro depois do investimento feito para averiguar o cumprimento dos objectivos e a sua influência na vida dos cidadãos.

    “Temos de ter dois modelos de avaliação: um antes para se saber se, face a um conjunto de critérios, se justifica o investimento; e depois do investimento feito, temos de fazer uma avaliação para saber se de facto as perspectivas foram atingidas em termos de objectivos, o que é que houve de desvios (...) e o que teria sucedido se não se tivesse feito o investimento, o que é que as pessoas e o país perdiam?”, defendeu Fernando Santo.

    O bastonário considerou ainda que “a avaliação do custo-benefício não pode ser apenas na perspectiva da entidade investidora”, defendendo que é preciso considerar os factores como a qualidade de vida e a competitividade.

    A Ordem dos Engenheiros vai promover amanhã um seminário sobre o tema “Avaliação dos Impactos dos Grandes Projectos de Investimento”, uma conferência que vai decorrer no auditório da Ordem, em Lisboa, e que vai contar com a participação de Carlos Matias Ramos, presidente do Laboratório Nacional de Engenharia Civil, José Manuel Viegas, do Instituto Superior Técnico, e Paolo Lombardo, do Banco Europeu de Investimento, entre outros.

    http://www.publico.pt/Sociedade/engenheiros-investimentos-publicos-precisam-de-avaliacao-tecnica-mais-credivel_1407769

    ResponderEliminar