Tradutor

quinta-feira, março 26, 2009

O benefício é o trânsito que passará nela

Segundo o Presidente da República Cavaco Silva, ainda se confunde custos com benefícios quando se trata de investimento público, o que representa uma importante alerta à governação.

"Uma estrada é toda ela custos. O benefício é o trânsito que passará nela. Se não houver trânsito, não há benefício, é zero."

Por isso se fala de TTT, tráfego, tráfego, tráfego, como os principais factores de sucesso no financiamento de infra-estruturas. Este conceito fundamental aplica-se quer o projecto seja financiado pelos bancos, quer pelos contribuintes. "Se uma estrada não tiver trânsito, há um que ganha, o empreiteiro, e há um que perde, o português que paga impostos"
(VER PPP Lusofonia http://ppplusofonia.blogspot.com/2008/03/trfego-trfego-trfego.html)

Como economista, Cavaco Silva apontou também o exemplo de um projecto privado, em que o investimento do empresário é custo, o benefício seria a sua produção. "Se não produzir nada, não ganha". Neste caso, valia a pena fazer uma pequena EMENDA: O investimento na fábrica é o custo, o benefício é a produção VENDIDA. Se não produzir e VENDER o SUFICIENTE, não ganha.

Presidente da República inaugurou Museu Municipal de Penafiel
Poderá consultar este texto completo em http://www.presidencia.pt/?idc=10&idi=25997
VER video em www.presidencia.pt

Fontes:Agência Financeira
Público.pt
Dinheiro Digital
Diário Digital
Jornal da Madeira
Newstin
Correio da Manhã
Penafiel