Tradutor

sábado, março 07, 2009

Bancos reduzem actividade de financiamento de projectos

O banco Royal Bank of Scotland Group (RBS), que tem liderado a montagem, tomada firme e financiamento de projectos a nível mundial vai afastar-se dessa linha de negócios numa tentativa de recuperar a rentabilidade do banco que têve que ser apoiado pelo governo do Reino Unido. Mas de 60% da carteira de project finance do RBS está na Europa, incluindo Portugal.
A Caixa Geral de Depósitos estava no nº 19 entre os principais bancos de project finance em, com tendência a subir na medida em que outros bancos se afastam.

Assim RBS vai limitar a sua actividade de financiamento de novos projectos a bastante mais curtos de 3 a 5 naos, e não os 20 or 30 anos que tem sido feita até à data. O financiamento de projectos consiste de crédito de muito longo prazo cujo reembolso depende apenas dos meios libertos pelo próprio projecto.

Outros bancos estão a reduzir a sua actividade de project finance devido ao grande tamanho e longo prazo dos créditos, que absorbem muito liquidez e capital, especialmente com a entrada em vigor das normas Basileia II.
Fonte: http://www.infrastructureinvestor.com/
http://www.projectfinancemagazine.com/
European Deal of the Year 2008
Bank of the Year for Trade & Project Finance 2006
Project & Infrastructure Finance in Portugal

1 comentário:

  1. The credit crisis will hurt all but the simplist short term borrowers, at least in the near future

    ResponderEliminar