Parabéns ao Ministério da Educação pelo novo Projeto 80 que pretende despertar o associativismo jovem para a participação cívica e para o desenvolvimento sustentável. Esta iniciativa que faltava em Portugal fez recordar a minha experiência na Monte Vista High School na California, da qual deixo aqui um testemunho sobre como aprender a boa governação.
Passar de uma aldeia beirã para um subúrbio de San Francisco implicou aprender inglês rapidamente, "school desk, textbook, homework, school bus", etc. Mas o que é quereriam dizer com aquelas palavras como "citizenship" e "leadership" que faltavam no meu vocabulário de origem?
No liceu, a tarde de quarta-feira era Open Afternoon, reservada a actividades associativas, desportivas e extra-académicas da iniciativa dos alunos. Havia clubes de todo o tipo, de história, de línguas, de matemática, de música, de xadrez, dos desportos, dos alunos do Quadro de Honra, Girl's League, etc. Cada clube tinha um professor-orientador, elegia a direcção e reunia regularmente, com actas e todas as outras formalidades aplicáveis segundo as regras "parlamentares" do Robert's Rules of Order.
Eu fazia parte do French Club. Ao contrário dos outros clubes que faziam vendas de "cupcakes" para angariar dinheiro, nós fizemos uma venda de "éclairs au chocolat". Traduzimos a receita do francês, e vários membros fizeram uma dúzia de éclairs cada um. Foi talvez a única vez que me aventurei na pastelaria francesa.
Alguns dos éclairs ficaram um pouco tortos, mas venderam-se bem e comeram-se melhor.
Com o trabalho todo voluntário e sem ter de pagar a farinha, o açúcar e o papel de embrulho lá de casa, os proveitos eram tudo lucro, o que serviu para financiar outras actividades do clube.
Nós do French Club fomos com a professora de francês à Universidade de Berkeley, assistir a uma peça de teatro de Molière, a comédia "Tartuffe, o hipocrita" que tinhamos andado a ler em aula.
Os do Spanish Club foram mais ambiciosos, e financiaram uma pequena excursão "south of the border", ao Mexico, .
No ano seguinte, apesar do sotaque de estudante estrangeira, concorri e fui eleita presidente da Girls' League. Saindo dum país curvado pela censura e a repressão, foi um grande privilégio receber estas lições de cidadania e de liberdade de expressão e associação na California, pelo qual continuo muito grata.
Da última vez que visitei Monte Vista High School com outros ex-alunos, fomos recebidos pelos membros da turma turma de "Leadership Class", seleccionados pelo seu desempenho tanto académico como cívico.
Mariana Abrantes
Ver mais em Projeto 80 http://projeto80.pt/ candidaturas http://candidaturas.projeto80.pt/
Duas escolas
Robert's Rules of Order http://www.constitution.org/rror/rror--00.htm
Passar de uma aldeia beirã para um subúrbio de San Francisco implicou aprender inglês rapidamente, "school desk, textbook, homework, school bus", etc. Mas o que é quereriam dizer com aquelas palavras como "citizenship" e "leadership" que faltavam no meu vocabulário de origem?
No liceu, a tarde de quarta-feira era Open Afternoon, reservada a actividades associativas, desportivas e extra-académicas da iniciativa dos alunos. Havia clubes de todo o tipo, de história, de línguas, de matemática, de música, de xadrez, dos desportos, dos alunos do Quadro de Honra, Girl's League, etc. Cada clube tinha um professor-orientador, elegia a direcção e reunia regularmente, com actas e todas as outras formalidades aplicáveis segundo as regras "parlamentares" do Robert's Rules of Order.
Eu fazia parte do French Club. Ao contrário dos outros clubes que faziam vendas de "cupcakes" para angariar dinheiro, nós fizemos uma venda de "éclairs au chocolat". Traduzimos a receita do francês, e vários membros fizeram uma dúzia de éclairs cada um. Foi talvez a única vez que me aventurei na pastelaria francesa.
Alguns dos éclairs ficaram um pouco tortos, mas venderam-se bem e comeram-se melhor.
Com o trabalho todo voluntário e sem ter de pagar a farinha, o açúcar e o papel de embrulho lá de casa, os proveitos eram tudo lucro, o que serviu para financiar outras actividades do clube.
Nós do French Club fomos com a professora de francês à Universidade de Berkeley, assistir a uma peça de teatro de Molière, a comédia "Tartuffe, o hipocrita" que tinhamos andado a ler em aula.
Os do Spanish Club foram mais ambiciosos, e financiaram uma pequena excursão "south of the border", ao Mexico, .
No ano seguinte, apesar do sotaque de estudante estrangeira, concorri e fui eleita presidente da Girls' League. Saindo dum país curvado pela censura e a repressão, foi um grande privilégio receber estas lições de cidadania e de liberdade de expressão e associação na California, pelo qual continuo muito grata.
Da última vez que visitei Monte Vista High School com outros ex-alunos, fomos recebidos pelos membros da turma turma de "Leadership Class", seleccionados pelo seu desempenho tanto académico como cívico.
Mariana Abrantes
Ver mais em Projeto 80 http://projeto80.pt/ candidaturas http://candidaturas.projeto80.pt/
Duas escolas
Robert's Rules of Order http://www.constitution.org/rror/rror--00.htm
Pena ter abandonado essa habilidade na arte de bem fazer "éclairs au chocolat".
ResponderEliminar