Tradutor

terça-feira, outubro 02, 2012

Finalmente uma medida a favor da poupança


O actual governo não toma só medidas erradas. 
Agora acertou ao  dar um prémio de 2,75% na taxa de juro (rendimento) nos Certificados de Aforro.
Quem compra, hoje, Certificados de Aforro obtém logo, e até 2016, uma taxa de juro de cerca 3,26% ao ano, o que é uma muito boa medida (ver o site do IGCP).

 Qualquer pessoa com um mínimo de 100 euros, pode comprar (emprestar ao Estado) um Certificado de Aforro e receber juros cada trimestre que lhe serão creditados na conta (capitalizam). Basta ir a um balcão dos CTT, levar a sua identificação e a da pessoa que quer deixar a movimentar a conta e já está, sem custos. Só pode mobilizar esse dinheiro ao fim de 3 meses. Após 3 meses pode levantar esse dinheiro.

Os Certificados de Aforro são uma forma boa e fácil de aplicar poupanças. Uma taxa de cerca de 3,26% hoje é uma boa taxa. A média das taxas de juro que os bancos oferecem nos depósitos a prazo é um pouco inferior, segundo alguns jornais.

Por essa razão alguns banqueiros  não ficaram satisfeitos com a medida dizendo que isso “distorce a concorrência” e que pode levar, e já está a levar, à fuga de depósitos a prazo para os Certificados de Aforro.

Esta medida é boa não só para os aforradores mas também para a economia do país. Porquê?
1. Incentiva a poupança por parte do público em geral e contribui para diminuir o consumo de bens importados, por exemplo;
2. Estabelece uma relação mais directa e de confiança entre os cidadãos e o Estado. É com se estivéssemos a emprestar a nós próprios.
3. O rendimento (juros) desses Certificados ficam no país em vez de serem pagos a bancos e outros investidores estrangeiros que  nos estão a emprestar mas com um juro bem mais alto.
Recorde-se que a própria Troika está cobrar taxas de juro a Portugal acima dos 4%, segundo o Ministério das Finanças, transformando o que dizem ser ajuda ou resgate num chorudo negócio para a UE e o FMI.

Estima-se que dos 78 mil milhões da dita “ajuda” Portugal vai ter que devolver esses 78 mil milhões mais cerca de 44% desse valor em juros num montante de 34,4 mil milhões de juros  para além de comissões escandalosas de várias centenas de milhões de euros.

Qualquer estudante de economia sabe que a melhor e mais saudável forma de financiar a dívida pública é recorrer às poupanças da população do próprio país. Por isso considero um erro crasso desprezar essa fonte de financiamento ao Estado.
A. Abrantes
30 de Setembro de 2012

2 comentários:

  1. Isto é evidente, pelo menos para quem pensa como eu, mas o que mais me surpreendeu é que é uma inversão espantosa da filosofia deste governo; estou curioso em saber o que se segue

    ResponderEliminar
  2. Detesto receber noticias dos bancos a promover a compra de electrónica e outros produtos importados.
    Esta é uma das razões que estamos a empobrecer.
    Bancos deveriam promover a poupança e o investimento, nada mais.

    ResponderEliminar