Tradutor

sexta-feira, setembro 14, 2012

Comissão Executiva discute TSU e medidas de austeridade, 14Set2012



A Comissão Executiva discutiu a  TSU e  as medidas de austeridade, com a jornalista Catarina  Tavares Machado e com  Ana Paula Serra, Joaquim Miranda Sarmento e Mariana Abrantes de Sousa

A crise vai obrigar a economia portuguesa a passar por uma mudança de paradigma económico e  a base de todas a mudanças imprescindíveis é o corte no Consumo e a promoção da poupança.  Considerando que não podemos alterar os preços relativos  nem as taxas de juro porque não temos nem politica cambial nem politica monetária, a forma mais directa de forçar uma redução no consumo é cortando no rendimento líquido disponível, como esta medida tremenda de aumentar a TSU, a Taxa Social Única a pagar pelos trabalhadores.

Resta saber, e parece estar em dúvida, se os gestores portugueses vão saber aproveitar o balão de oxigénio da redução de encargos com a TSU para investir na busca de novos clientes, novos produtos e novos mercados de exportação.

Entretanto, vai ficar pior quem depende do endividamento, do orçamento do Estado e do mercado meramente local. Partir à conquista de clientes e mercados externos é  grande desafio para todos nós.

Fonte: http://www.youtube.com/user/economicotv?feature=CAQQwRs%3Dhttp://youtu.be/JSR_aUDqYYY