Tradutor

sexta-feira, setembro 14, 2012

Comissão Executiva discute TSU e medidas de austeridade, 14Set2012



A Comissão Executiva discutiu a  TSU e  as medidas de austeridade, com a jornalista Catarina  Tavares Machado e com  Ana Paula Serra, Joaquim Miranda Sarmento e Mariana Abrantes de Sousa

A crise vai obrigar a economia portuguesa a passar por uma mudança de paradigma económico e  a base de todas a mudanças imprescindíveis é o corte no Consumo e a promoção da poupança.  Considerando que não podemos alterar os preços relativos  nem as taxas de juro porque não temos nem politica cambial nem politica monetária, a forma mais directa de forçar uma redução no consumo é cortando no rendimento líquido disponível, como esta medida tremenda de aumentar a TSU, a Taxa Social Única a pagar pelos trabalhadores.

Resta saber, e parece estar em dúvida, se os gestores portugueses vão saber aproveitar o balão de oxigénio da redução de encargos com a TSU para investir na busca de novos clientes, novos produtos e novos mercados de exportação.

Entretanto, vai ficar pior quem depende do endividamento, do orçamento do Estado e do mercado meramente local. Partir à conquista de clientes e mercados externos é  grande desafio para todos nós.

Fonte: http://www.youtube.com/user/economicotv?feature=CAQQwRs%3Dhttp://youtu.be/JSR_aUDqYYY 

3 comentários:

  1. "...a fonte de todas as mudanças necessárias é o corte no consumo"...

    "...os sectores que viviam do endividamento vai ter que reduzir..."

    "...os que estiveram dependentes do orçamento de Estado vão estar pior"

    ResponderEliminar
  2. Limites ao endividamento na Constituiçãosexta-feira, 14 setembro, 2012

    Faltaria inscrever limites ao endividamento na Constituição para o Tribunal Constitucinal ponderar melhor os interesses das gerações actuais e das gerações futuras.

    ResponderEliminar
  3. Havia um cigano que estava com problemas de dinheiro e não ganhava o suficiente para pagar as dívidas.
    (Acho que o conheço)
    Então lembrou-se (devido à insistência dos credores) que, para resolver o problema o melhor seria cortar na comida que dava ao burro que o transportava de feira em feira.

    Todos os dias dava menos comida ao
    burro. O burro começou a ficar cada vez mais fraco, a caminhar cada vez mais devagar e o cigano começou a fazer cada vez menos negócio.
    Quanto menos eram as receitas, mais ele cortava na ração do burro.

    Quando o burro se estava quase habituado a trabalhar sem comer…...morreu!

    ResponderEliminar