Tradutor

sábado, outubro 01, 2011

Comissão Executiva de 6-SET-2011 sobre a Banca

A avaliação da banca e as opções é o tema do programa de   6-SET-2011 que conta com o comentário de Mariana Abrantes de Sousa, Francisco Banha e José Almaça,
numa entrevista conduzida por Alda Martins, Económico TV.

O problema mais imediato dos bancos é a liquidez e o funding, ainda que o problema de solvabilidade  continua subjacente. Os bancos estão muito dependentes de funding externo, agora do BCE que fornece liquidez de emergência uma vez que o mercado inter-bancário fechou o acesso aos bancos com ratings inferiores, reflectindo o défice de confiança.

Mas os bancos precisam de uma solução de funding de anos, não apenas de meses.  Especificamente, os bancos precisam de funding estável de muito longo, correspondente aos seus activos de longo prazo de crédito à habitação, de financiamento de projectos de PPP e de financiamento a empresas.

Os bancos estão a fazer um desalavancagem forçada,  a fim de reduzir o rácio de transformação de créditos sobre depósitos  de mais de 160% para um nível mais sustentável 120%.

Os bancos terão que recapitalizar para aguentar as imparidades de activos e eventuais perdas de crédito mal parado.  A crise vai também exigir mudanças de gestão.







Fonte:  ETV     http://tv.economico.pt/