Tradutor

quarta-feira, fevereiro 15, 2012

Alterações ao Mercado Laboral

Na Comissão Executiva da ETV de 27-Janeiro2012 discutiu-se as alterações do Mercado Laboral com os economistas Mariana Abrantes de Sousa e José Magalhães

A economia portuguesa é muito frágil e fez a transição errada, baseado em sectores não-exportadores.

Neste momento, o  preço explícito dos artigos importados não reflecte o custo implícito de pagar o saldo em dívida do défice comercial, a prazo, com juros sobre juros, e do impacto negativo no rating da República.   As importações baratas são uma ilusão.

Os empregos que estão a desaparecer agora,... na banca,no Estado,,  nas empresas públicas, no sector na construção..., não voltarão mais. Estes sectores têm que emagrecer de vez.

Os jovens têm que procurar novas oportunidades noutros sectores, como por exemplo a agricultura, no turismo, tudo que o que for orientado para a exportação.



Fonte:  http://tv.economico.pt/

3 comentários:

  1. 771.000 desempregados, a taxa de desemprego saltou para 14%

    ResponderEliminar
  2. Neste momento existem muitas empresas "Zombie", que sofreram cortes de receitas mas que ainda não despediram pessoal porque não tem dinheiro para pagar os 20 anos de indemnizações.

    ResponderEliminar
  3. O professor de economia da USP e da Mackenzie, Dr. Roberto Macedo, utilizou uma metáfora para descrever a realidade profissional:

    "no mundo do trabalho navegamos, como um surfista, com a nossa competência como tal, mais a prancha, diploma ou profissão que escolhemos. Não temos, contudo, controle sobre as ondas de oportunidades que surgirão, nem mesmo se elas virão na praia profissional escolhida. Especular sobre as profissões do futuro é como teorizar sobre as ondas que virão.
    O correto é estar preparado para enfrentá-las, independentemente de suas características".

    ResponderEliminar