Tradutor

segunda-feira, novembro 30, 2009

Maria aprendeu a ler ao joelho de sua Mãe

A literacia feminina continua a ser um objectivo mundial no Terceiro Milénio.

Em Portugal, é preciso fazer muita coisa para melhorar o aproveitamento escolar e levar mais "jovens" de todas as idades a concluir o 12º ano. Todos podemos fazer a nossa parte.

Desde logo, seria necessário definir o objectivo da subida do nivel de escolaridade como um desígnio nacional, este é deveras o campeonato principal que não se pode perder. Temos andado distraídos com o acessório. Durante alguns anos, os alunos portugueses nem sequer participavam nos testes internacionais para não se saber que ficavam tão mal colocados nas tabelas.

Depois, ao focar o aproveitamento escolar dos alunos é essencial focar as necessidades dos alunos, e portanto dos pais. Os pais têm que ser mais exigentes e não podem ser afastados do processo. Qualquer encarregado de educação tem capacidade e legitimidade para avaliar que algo vai mal quando a sua criança acumula notas negativas em testes nacionais ou e a escola não garante sequer o número de horas de instrução contratadas e pagas. Nenhum sector económico pode pogredir se menosprezar os seus clientes e ficar capturado dos interesses dos seus fornecedores, e a eduação não é diferente.

A educação, focada nos resultados, é um verdadeiro investimento, mais produtivo que muitas obras públicas. Em última instância, é preciso estudar, estudar, estudar, escolhendo o curso, ou cursos, que possam vir a ter mais utilidade e que dêem as melhores bases para aprendizagem ao longo da vida. E isso depende sobretudo das familías.

Como diria um ditado popular ...pode-se levar o aluno à escola mas não se pode obrigá-lo a aprender... Quanto às preces a Nossa Senhora e bandeiras nas janelas, tudo isso pode ajudar, mas não podemos esquecer um outro alerta popular... fia-te na Virgem e não estudes....

A propósito, parece que a Virgem Maria aprendeu a ler ao joelho de sua Mãe, segundo um linda imagem que se pode ver no Museu Grão Vasco em Viseu. Segundo esta imagem, elas seriam mulheres bastante avançadas para o seu tempo. Passados 2 000 anos, a alfebetização das raparigas e mulheres ainda não é um dado adquirido, e por isso foi incluido como um dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio pelas Nacões Unidas.
Diz-se também que a Virgem Maria pediu à vidente Lúcia de Fátima para aprender a ler, um pedido radical para os tempos e a cultura em que Lúcia vivia no Portugal do início do século XX. Pena foi que esse pedido não tenha sido repetido em todas as igrejas para todas as meninas do país.

Literacia
Objectivos do Milénio, Africa
Museu Grão Vasco

http://www.paroquias.org/forum/read.php?12,15796,page=8