Tradutor

sábado, agosto 12, 2006

ICEX apoia expansão internacional de construtoras espanholas


O ICEX apoia a promoção das construtoras e concessionárias espanholas, especialmente no mercado americano que está em grande evolução, com um microsite to Technology Review.

No âmbito da visita oficial do Governo Português ao Brasil, a BRISA e a sua afiliada brasileira CCR acabam de oficializar uma parceria para a apostar nos mercados dos Estados Unidos e Canada.

Os promotores espanhois têm uma estratégia bastante mais musculada que outros operadores no sector. Abertis, a empresa privada líder em Espanha na gestão de infra-estructuras de transporte e comunicacões, controlada por ACS e o banco 'La Caixa' assegura contar con capacidad financiera para abordar uma grande expansão internacional, dado que, segundo os seus dados, a actividad do grupo generará recursos 3.800 milhões de euros nos próximos cinco anos (2006-2010). Numa apresentação ao Team FL, na Florida em Jan-2006, Jordi Graells, o responsável internacional de Abertis, recomenda que o Estado escolha um parceiro privado credível de longo prazo que "tenha capacidade substancial para financiar o projecto com a sua própria garantia, sem recurso ao projecto". Esta estratégia é o oposto das estrátégias habituais utilizada no financiamento de projectos sem recurso ao promotor, e já foi testada em Portugal na EuroSCUT Algarve do grupo Cintra.

Que sorte ter um accionista-banco. Os outros concorrentes que se cuidem !

O Department of Transportation dos Estados Unidos lançou em Maio-2006 uma Estratégia Nacional para a Redução do Congestionamento na Rede de Transportes Americana que apela ao envolvimento do sector privado na gestão e financiamento de infra-estruturas.

A propósito, projectos que visam o descongestionamento terão muito pouco risco de tráfego, deverão ser eminentemente mais bancáveis.