O Fórum de Marcas, Marketing e Brand Building, que decorreu nos dias 20 e 21 de Junho organizado pela Associação Industrial Portuguesa (AIP), teve como foco principal a importância das marcas e a diferença entre o marketing e a gestão de marcas portuguesas e espanholas. Concluiu-se que as marcas são o principal activo das empresas, por isso é preciso protegê-las e difundi-las. A opinião dos especialistas é que Espanha faz melhor trabalho do que Portugal.
O CEO da consultora de marcas MyBrand, disse que em Portugal e em Espanha as sociedades civis organizaram-se de formas completamente diferentes e explicou que formas são essas: "enquanto em Espanha se criou o conceito de marcas renombradas, com uma associação que as defende, e se nomearam embaixadores das marcas; em Portugal, fomos pedir ao Estado que nos organizasse e que pusesse um carimbo nas nossas marcas para as certificar, o que não constrói significado algum".
O conceito de marcas renombradas em Espanha, aparece por oposição ao conceito Marca Portugal, da responsabilidade do Instituto das Empresas para os Mercados Externos (ICEP), com o qual este organismo certifica as marcas que considera dignas de distinção.
Nestas incluem-se por exemplo, a marca de vestuário infantil, Petit Patapon, a marca de calçado, Fly London e a marca de peças em vidro da Marinha Grande, MGlass. Quanto ao caso espanhol, as marcas renombradas, isto é, marcas de renome estão organizadas numa Associação, a Asociación de Marcas Renombradas Españolas (AMRE). Para difundir estas marcas, principalmente nos mercados externos, a AMRE recruta as instituições estatais envolvidas nesta matéria, as próprias empresas que fazem parte da associação e personalidades da sociedade civil. Para que uma empresa possa fazer parte da AMRE, tem, entre outros requisitos, que ser líder no seu sector e que ter uma ampla presença em mercados externos.
Marcas portuguesas certificadas pelo ICEP
- Água do Luso
- Atlantis
- Compal
- Delta
- Fly London
- Galp
- Logoplaste
- MGlass
- Petit Patapon
- Tap
- Via Verde
- Lanidor
Marcas espanholas renombradas
- Adolfo Dominguez
- BBVA
- Campofrio Alimentación
- El Corte Inglés
- F.C. Barcelona
- Grupo Cortefiel
- Grupo Santander
- Hola
- Iberdrola
- Iberia
- Telefonica
http://www.mybrand.pt/noticias/artigos/MyBrand_Forum%20_AIP.pdf
http://www.microsoft.com/spain/empresas/marketing/marca_españa.mspx
Esta informação teve como fonte o Jornal "Semanário Económico", edição de dia 23 de Junho de 2006.
Marcas ibéricas mais valiosas
http://mercadoespanhol.blogspot.com/2006/07/icep-e-marca-portugal.html
PPP Lusofonia é um blog de economia e finanças, focado nos serviços públicos e no investimento para o desenvolvimento, e nas PPP. O blog dedica-se a (a) conceitos de economia, finanças e banca (b) às necessidades dos PALOPs e (c)oportunidades de consultoria nos PALOPs, com artigos em português ou inglês. PLEASE USE THE TRANSLATE BUTTON. PPPs, development financing in Lusophone Countries Autora: Mariana ABRANTES de Sousa
Tradutor
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário