Tradutor

quarta-feira, junho 17, 2009

Projecto em Nampula entre os melhores

A Federação Europeia da Soroptimist International vai premiar o melhor projecto subordinado ao tema Soroptimistas pela Água, Soroptimists Go for Water, e um projecto Moçambicano está entre os 8 projectos finalistas, que inclui o projecto do Clube de Udine para a vila de Chica, Nampula, Moçambique.

Um juri de peritos vai seleccionar o projecto vencedor e atribuir um prémio de 10.000 Euros no Congresso soroptimista em Amsterdam no início de Julho-2009. O Prémio Público de 5.000 Euros será atribuido em função dos votos registados no portal. Por isso, todas as soroptimistas e amigos são convidados a visitar o mini-portal http://www.soroptimistsgoforwater.nl/, a conhecer o projecto do Clube de Udine e os projectos finalistas e a VOTAR já no seu projecto favorito entre os finalistas para o Prémio de Melhores Práticas da Água, Water Best Practice Award.

O projecto consiste na construção de um poço e instalação de uma bomba manual para fornecer água potável ao Centro de Saúde de Chica, uma vila com população de 40.000 no distrito de Ribaué, na província de Nampula. O projecto , que foi promovido por quatro clubes soroptimistas italianos de Udine, Pordenone, Gorizia e Alto Friuli, é um dos 232 projectos desenvolvidos em linha com a iniciativa da União Italiana, Pax per Aquam. O investimento do projecto de EUR 6.717 foi concluido ainda em 2008, e o poço produz cerca de 1.200 litros de água por hora, quando a bomba é operada por um homem, algo menos quando operada por uma mulher ou criança.

O projecto do Clube Udine, um poço para Chica , a well for Chica, têve origem em contactos entre arquitectos que estudaram juntos em Itália, o Arq. Tecle Mahar e o Arq. de Eccher que acompanharam a implementação do projecto.

Moçambique é classificado em número 171º entre 177 países em termos do índice de desenvolvimento humano. O fornecimento de água potável faz um grande contributo para o desenvolvimento da região.

Parabéns aos Clubes de Udine, Pordenone, Gorizia e Alto Friuli na Italia e votos de boa saúde aos residentes de Chica, Nampula.

VER também projectos portugueses apresentados como boas práticas em Istambul

Sem comentários:

Enviar um comentário