Tradutor

quarta-feira, setembro 30, 2015

Prepare-se para VOTAR e escolha bem o seu Deputado na AR

Como se vai preparar para votar ?

Vai vestir a camisola do costume e votar com o coração, como se a politica fosse o futebol?
Assim, poupa-se trabalho, mas o barato pode  sair-nos caro.   Afinal no futebol não sobem os nossos impostos, nem gestionam  os nossos serviços públicos essenciais, a educação, a saúde, os transportes, a justiça.  

Vai votar com o bolso ?  Só se estiver a contar com um “tacho”, um “emprego bom”, se conta vur sentar-se "à mesa do orçamento2.    

Vai votar com a razão, estudando os  políticos como se a politica fosse um teste de matemática? Não, a política é tudo menos linear, apesar de ser  muito importante e controla pelo menos metade da nossa economia.

Votar com "instrução", estudando   as propostas partidárias primeiro, e depois votar em que nos inspira mais confiança.

Ou vai votar com a intuição, depois de fazer algum trabalho de casa?  Vai estudar os programas, conhecer os candidatos locais, avaliar qual lhe oferece mais eficácia e mais confiança?  Tomar decisões acerca do futuro é sempre delicado, e faz-se melhor juntando a razão ao coração.  

Recordemos que o sistema politico em Portugal é hierarquico, top-down.  Os politicos degladiam-se para conquistar as cúpulas do poder, e controlar o "aparelho" .   

Já dizia Acemoglu sobre a governação em Portugal:  Modernizem-se ! 



Indignados com a austeridade?
E indignados com o sobre-endividamento ilícito e a corrupção ?
Receosos da derrapagem, da insustentabilidade e da instabilidade ?

Veja-se como funciona o sistema politico português neste artigo "Ninguém chega virgem à liderança dos grandes partidos"... sobre Vítor Matos, autor do livro "Os Predadores" http://expresso.sapo.pt/legislativas2015/2015-09-25-Ninguem-chega-virgem-a-lideranca-dos-grandes-partidos 
Este artigo sobre o funcionamento interno dos partidos, sempre top-down, deve ser lindo em conjunto com o trabalho de Acemoglu,  Why Nations Fail http://ppplusofonia.blogspot.pt/2014/06/acemoglu-diz-mondernizem-se.html.  Talvez o nosso défice de literacia esteja subjacente ao défice de democracia. 

Nos US, vota-se no "nosso" Deputado, que nos representa, e eles elegem o líder do partido.  
Em Portugal, vota-se no líder do partido e ele escolhe a sua corte de Deputados, que não representam ninguém. 

Mas os Portugueses não estamos condenados a ser governados de cima-para-baixo, podemos vir a ser governados de baixo-para-cima, como uma verdadeira democracia.
Acemoglu diz modernizem-se http://ppplusofonia.blogspot.pt/2014/06/acemoglu-diz-mondernizem-se.html
O primeiro passo é  VOTAR !
Ver também Indignados e Receosos  http://economico.sapo.pt/noticias/a-indignacao-e-o-medo_230303.html e Défice de Literacia http://economico.sapo.pt/noticias/o-assombroso-defice_230298.html