Estou a gostar bastante dos artigos do jornal Público, A Prova dos Factos que nos ajudam a conhecer e a interpretar as estatísticas, uma coisa importante em tempos de decisão.
Acho curioso ser o Tribunal de Contas a publicar algo sobre a eficácia das medidas do fomento de trabalho. Seria bom que o IEFP publicasse as avaliações de impacto dos estágios que financia.
Contudo, no artigo sobre a "divida pública", os números são mais complexos e pouco elucidativos.
Os aumentos de "dívida pública" dependem muitas vezes da mera reclassificação de dívida existente, mas escondida, no sector público alargado . Era esta acumulação de encargos extra-orçamentais à vista que em tempos se chamava o "iceberg do Palácio Penafiel " , quando o orçamento oficial cobria apenas 10% das despesas e compromissos assumidos.
Ver http://ppplusofonia.blogspot.pt/2009/12/encargos-extra-orcamentais-com-servicos.html
Ver http://ppplusofonia.blogspot.pt/2009/12/encargos-extra-orcamentais-com-servicos.html
Portugal Dívida Externa Bruta EUR milhões http://www.tradingeconomics.com/portugal/external-debt |
A dívida que merece mais a minha atenção é a Divida Externa Bruta (Gross External Debt), que consiste das transacções efectivas que temos que reembolsar aos credores externos. Nós e os nossos netos.
Foram esses números do passivo externo de mais de 350 biliões de Euros que me assustaram em 2009, antes da crise rebentar, e que ainda mal começaram a descer.
Vejam alguns artigos sobre isto "It's the External Debt, st...." http://ppplusofonia.blogspot.pt/2015/08/its-gross-external-debt-2.html
E como fazer descer a Dívida Externa Bruta para aliviar as gerações vindouras?
Falta exportar mais e importar menos, receber mais turistas, receber mais remessas de emigrantes.
Tudo para manter a BTC Balança de Transacções Correntes no positivo.
Tudo para manter a BTC Balança de Transacções Correntes no positivo.
E não deixar criar mais icebergs de encargos públicos ou privados escondidos.
A dívida vem sempre ao de cima.
Mariana Abrantes de Sousa
PPP Lusofonia
Portugal must work to reduce the Gross External Debt mountain, not just the Public Debt, with the help of its creditors. Or pay debt service in hotel vouchers...
ResponderEliminar