Tradutor

terça-feira, janeiro 08, 2013

Parcerias Público Privadas: os contratos secretos


TVI revela documentos que não chegaram ao Tribunal de Contas

Por: Redacção / Carlos Enes/LF    |   2012-12-23 20:04

Os contratos secretos de Parcerias Público Privadas (PPP), um dos principias alvos das buscas que a Polícia Judiciária fez a antigos governantes e gestores da Estradas de Portugal, são agora revelados pela TVI. 

Estes contratos são os documentos a que o Tribunal de Contas (TC) não teve acesso para aprovar as novas auto-estradas e que levaram os juízes a denunciar terem sido enganados. 

O actual Secretário de Estado das obras públicas é um dos subscritores desses documentos e explicou à TVI o seu papel neste processo. Sérgio Silva Monteiro foi administrador do banco de investimento da CGD até ir para o Governo. Nesse cargo assinou alguns desses documentos. O governante, questionado pela TVI, afirma que só soube que tinham sido escondidos do Tribunal de Contas depois de os próprios juízes o terem denunciado.

Leia as perguntas e respostas na íntegra

TVI Com que objectivo tomou a iniciativa de escrever a Consent Letter relativa à subconcessão Algarve Litoral, subscrita por V.Exa em 24 de Maio de 2010, na qualidade de administrador da Caixa Banco de Investimento, conjuntamente com Daniel Carvalho Santos, e respondida favoravelmente pela Rotas do Algarve Litoral S.A., em 25 de Maio, e pela Estradas de Portugal SA., em 28 de Maio de 2010?