Programa "Conselho Consultivo" - 30/11/2012: Mariana Abrantes de Sousa, Mário Caldeira Dias e Rogério Fernandes Ferreira analisam o impacto das novas condições de financiamento da Grécia. Um programa conduzido por Catarina Tavares Machado.
Publicado em 30/11/2012 por economicotv http://youtu.be/GX3gV5ikXbw
- O pagamento dos subsídios por duodécimos obrigará os trabalhadores e as empresas a ajustar a sua poupança e gestão de tesouraria ao longo do ano.
- O Orçamento do Estado para 2013 levanta a questão da constitucionalidade dos cortes nos direitos adquiridos mas deveria focar a inconstitucionalidade de o Estado ter despesas a mais, não orçamentadas nem cabimentadas, acumulando compromissos e dívidas pública insustentável.
- As novas condições de financiamento à Grécia marcam uma nova etapa na gestão da crise da Eurozone, ao reconhecer que os países devedores necessitam de um alívio de condições de dívida directo, uma vez que os resgates têm servido sobretudo para reembolsar os credores originais ao par e transferir a exposição ao crédito excessivo dos bancos internacionais para as instituições oficiais como o BCE. Portugal teria a ganhar em reclamar já as mesmas condições de reembolso de dívida externa, mais prazo para pagar e taxas de juro mais baixas.
Enquanto o resgate vai e vem folgam os credores
ResponderEliminarSome of my best friends are Greek
ResponderEliminar