Tradutor

quarta-feira, junho 13, 2007

Envolver as Partes Interessadas como factor de sucesso de PPP

A International Financial Corporation -IFC, do Grupo do Banco Mundial, lançou um manual de melhores praticas de como envolver as Partes Interessadas nos projectos de serviços públicos.

"Stakeholder Engagement: A Good Practice Handbook for Companies Doing Business in Emerging Markets""Stakeholder Engagement: A Good Practice Handbook for Companies Doing Business in Emerging Markets"

Segundo a experiência da IFC, a criação de relações construtivas é essencial para identificar as necessidades e prioridades e para optimizar a gestão de risco e a optimização dos resultados de projectos de longa duração superior a uma geração. 
A gestão do relacionamento com as Partes Interessadas é essencial para criar um consenso alargado e estável para projectos estruturantes. Se não forem envolvidas, há mais probabilidade de contestação e diferendos, que podem prejudicar mesmo os projectos mais imporantes.
Um bom projecto PPP é geralmente um "projecto consensuado", ou mais precisamente um projecto baseado num "consenso suado" com as principais Partes Interessadas.

As Partes Interessadas, ou Stakeholders, são um conceito importante na gestão de serviços públicos, que inclui não só os utilizadores e contribuintes, como os gestores e trabalhadores.

O Manual também estará disponível em Português.

2 comentários:

  1. VER http://integracao.fgvsp.br/ano6/04/financiadores.htm

    ResponderEliminar
  2. Há também os Steakholders...

    Algumas Partes Interessadas são "Stakeholders" de faca e garfo que abancam à mesa do Orçamento

    ResponderEliminar