Tradutor

quinta-feira, fevereiro 27, 2020

Universidades iluminam duas vezes para conhecer melhor Portugal

Diz um ditado popular que a "candeia que vai à frente ilumina duas vezes", para a frente e para trás. 

Faz parte do contributo que esperamos da academia, trabalhar para tornar o futuro melhor, mas nem todos os académicos são visonários.  Muitos catedráticos também vão em modas, também se limitam aos seus próprios interesses mais imediatos. 

Resultado de imagem para politécnico viseu
Por isso faz sentido a sociedade e o governo passar alguns TPCs (trabalhos para casa)  aos alumos e professores para que estudem os problemas mais importante do país, e dos contribuintes que lhe pagam os salários e as bolsas. 

Parabéns ao Ministério do Ensino Superior pelo novo programa “Conhecer Portugal”, que vai atribuir  mais de 1.500 bolsas a estudantes que se desloquem para o Interior por períodos de três a seis meses. Seria bom  prepararem trabalhos empíricos sobre as regiões e populações mais esquecidas, trazendo novos contributos e criando novas ligações. 
Ver  https://www.publico.pt/2020/02/26/sociedade/noticia/programa-conhecer-portugal-1500-bolsas-va-interior-1905614

Cerca de 2003, perguntei a um professor de uma notável universidade pública de Lisboa, se havia professores ou alunos a estudar o "Mercado Espanhol", um mercado muito complexo e diverso, quatro vezes maior do que o português e bastante mais rico, com quem tinhamos e temos um défice comercial crónico.  Não havia então nenhum especialista a estudar nuestros hermanos,  pois os professores e alunos todos tinham "outras prioridades".  

Estranhei bastante esta falta de interesse pelos vizinhos, pois na Universidade da California tive um pequena disciplina sobre o mercado mexicano, que era considerado uma prioridade já naquele tempo. 

Agora estamos muito satisfeitos om o  elevado número de estudantes alemães que aproveitam o sol e os preços mais baixos em Portugal. E quantos alunos portugueses vão estudar para a Alemanha, para conhecer melhor e aprender a vender no maior e mais exigente mercado da Europa? 

Mas a Sustentabilidade não passa apenas por vender mais na Alemanha, 
A Sustentabilidade em geral  vai passar mais por Africa. 

Se queremos mesmo contribuir para a SUSTENTABILIDADE global deveriamos ter muito mais estudantes Africanos ... 

Mariana Abrantes de Sousa
Economista 



Sem comentários:

Enviar um comentário