Finalmente vemos luz ao fundo do Túnel do Marão em Maio 2016, um projecto aprovado em 2006 cujas obras arrancaram em 2009, uma década depois
- 2006- publicado o despacho n.º 4506/2007 aprovando o lançamento concurso público para a concessão do túnel do Marão, da IP4 que inclui um túnel de 5,6km que promete reduzir os tempos de viagem em e aumentar a segurança.
- 2008 - foi publicada a Resolução do Conselho de Ministros n.º 89/2008 onde é aprovada a minuta do contrato de concessão do Túnel do Marão entre o Estado português e o consórcio Auto-estradas do Marão.
- 2009 - obras arrancaram em Junho e foram suspensas em Setembro por causa de uma providência cautelar interposta pela empresa Águas do Marão.
- 2011 - obras do túnel, cerca de 70% concluídas suspensas por falta de dinheiro.
- 2011 - concessionária exige ao Estado Concedente uma indemnização
- 2012 - governo anunciou que pretendia reservar 200 milhões de euros de fundos comunitários para terminar a construção da autoestrada
- 2013, o Estado rescinde a concessão do Túnel do Marão,
- 2014, execução do empreendimento do Túnel do Marão foi dividida pela Estradas de Portugal em três concursos públicos internacionais para a construção do acesso poente, do acesso nascente e de execução do Túnel.[14]
- 2014, empreitadas adjudicadas
- 2014, em Novembro de recomeçaram os trabalhos da perfuração do Túnel
- 2015, em Outubro as duas frentes de trabalho ficaram ligadas, já sendo possível atravessar toda a Serra do Marão por baixo de terra.
- 2016 em Maio inaugurado o Túnel
Vamos ao Marão ver os que lá estão!
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/T%C3%BAnel_do_Mar%C3%A3o
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