Em Espanha, uma média de 882 pessoas submetem-se diariamente a uma operação de cirurgia plástica. Este é o país da União Europeia onde se realiza o maior número de intervenções deste tipo, 300 mil.A revelação foi feita pela Sociedade Espanhola de Cirurgia Plástica, no âmbito da visita ao país de um dos mais famosos nomes da especialidade, o brasileiro Ivo Pitanguy, que se deslocou a Espanha para ser nomeado membro honorífico do Colégio dos Médicos de Madrid.
O médico brasileiro criticou o facto da sociedade contemporânea estar a exagerar o culto da beleza, pondo-a acima do espírito e da inteligência, embora isso não seja culpa da cirurgia plástica, mas sim do marketing e da moda.
Pitanguy, agora com 80 anos, é um dos grandes cirurgiões plásticos em todo o mundo - já realizou 30 mil operações. Operou artistas como Sofia Loren, Elizabeth Taylor ou Úrsula Andress.
De facto, o Brasil é um dos países campeões em número de operações estéticas, e os seus médicos da especialidade, os mais respeitados internacionalmente. É o segundo país com o maior número de cirurgias plásticas realizadas, perdendo apenas para os Estados Unidos. Em 2003, foram mais de 621 mil cirurgias. A cirurgia plástica no Brasil cresce em progressão geométrica. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, a média é de 500 mil cirurgias por ano.
Em 2005, os americanos gastaram cerca de US$ 12,4 bilhões, sendo que os brasileiros se encontravam perto desse número.
Fonte: Agência Lusa (29 de Setembro de 2006).
Sem comentários:
Enviar um comentário