Tradutor

sexta-feira, setembro 20, 2019

PT Contas externas invertem tendencia para o negativo


Portugal 2019
CAB turns back to RED
A tendência negativa  do rácio BTC/PIB (CAB/GDP) é bem visível, o que deve ser motivo  de alerta e não de auto-elogiosQuem ignora as más tendências, em vez de as combater, não tem desculpa.

Na minha experiência, este é indicador macroeconómico mais importante de todos:  não é a inflação, nem o crescimento, e muito menos o deficit orçamental.

O rácio da Conta Corrente da Balança de Pagamentos para o PIB é como um raio-X da economia, porque são os deficits externos que acumulam no endividamento externo, na Divida Externa Bruta.

E estamos fartos de saber que ...Quem Deve Treme.  
O excesso de divida externa dá azo a crises financeiras e desemprego de dois dígitos, quase de 10 em 10 anos, como temos visto.

Os títulos dos jornais referem que  "Saldo externo continua a deteriorar-se",  165% pior até julho 2019, comparado com o ano anterior.  Espera-se que final do ano venha a ser positivo com um bom fim de ano de exportações e de turismo.

Fontes:  TradingEconomics, https://www.jornaldenegocios.pt/economia/conjuntura/detalhe/saldo-externo-continua-a-deteriorar-se-defice-aumenta-165-ate-julho

Sem comentários:

Enviar um comentário