Milhares de famílias da Europa central, especialmente da Hungria e Polónia estão em risco de bancarrota pois não podem reembolsar créditos à habitação em francos suíços que prometiam ser baratos e revelaram ser muitíssimo caros.
Os bancos internacionais responsáveis querem evitar assumir as perdas deste "empréstimos subprime à moda suiça". Mas fazer empréstimos em moeda estrangeira para as famílias sem rendimentos nessa moeda pode ser visto como uma pratica predadora e um abuso de poder e de informação assimétrica, uma vez que os bancos internacionais poderiam ser responsabilizados pela avaliação e cobertura do risco cambial do negócio, e escolheram passar o risco cambial para os clientes incautos.
Quem faz crédito subprime, abusivo, deve estar preparado para sofrer as perdas.
Outro bom exemplo de má regulamentação e supervisão bancária, isto é de falha de regulação.
Ou um exemplo de quando o barato sai caro.
VER mais sobre a Hungria hipotecada em http://pt.euronews.com/2014/07/04/hungria-hipotecada/
e artigo no Economist http://www.economist.com/comment/2584688#comment-2584688
Os bancos internacionais responsáveis querem evitar assumir as perdas deste "empréstimos subprime à moda suiça". Mas fazer empréstimos em moeda estrangeira para as famílias sem rendimentos nessa moeda pode ser visto como uma pratica predadora e um abuso de poder e de informação assimétrica, uma vez que os bancos internacionais poderiam ser responsabilizados pela avaliação e cobertura do risco cambial do negócio, e escolheram passar o risco cambial para os clientes incautos.
Quem faz crédito subprime, abusivo, deve estar preparado para sofrer as perdas.
Outro bom exemplo de má regulamentação e supervisão bancária, isto é de falha de regulação.
Ou um exemplo de quando o barato sai caro.
VER mais sobre a Hungria hipotecada em http://pt.euronews.com/2014/07/04/hungria-hipotecada/
e artigo no Economist http://www.economist.com/comment/2584688#comment-2584688
Quem tem mais responsabilidade:
ResponderEliminarA responsabilidade pelos acidentes marítimos são sempre dos comandantes e não dos navios ou embarcações! Aliás é como nos automóveis, os responsáveis são sempre os condutores. As prioridades no mar não são por "tamanho", mas por capacidade de manobra...
Como nas estradas, no mar também há navios prioritários (navios à "Vela" e a remos), tudo depende da sua capacidade (de projecto) de manobrar com ou sem motor !