A crise financeira portuguesa continua fértil em
erros, omissões, falhas de regulação e outros equívocos.
A mais recente ideia peregrina é a dos gestores temporários
do Novo Banco de indemnizarem os investidores em EUR 700 milhões papel
comercial da Rioforte e da ESI Espirito Santo Internacional cujo valor veio a revelar-se
praticamente nulo.
Falta confirmar se alguém tem responsabilidades perante estes investidores
desastrados.
Na tradição e regulação bancária, os aforradores que
investem em papel comercial e obrigações não podem recorrer ao banco gestor no
caso de falha de reembolso pelo emitente.
Se alguém no antigo BES deu alguma “garantia” formal
or informal, essa responsabilidade deve ficado
com o antigo BES, e não ser assumida pelo Novo Banco.
O argumento que os investidores foram enganados ou
induzidos em erro também não colhe. Na tradição bancária internacional, apenas
os pequenos aforradores particulares (widows and orphans) podem argumentar a
sua falta de conhecimentos, para ser protegidos e ressarcidos. Mesmo assim, devem saber distinguir os
instrumentos. Quando aplicam em depósitos bancarios, estes aforradores inexperientes ficam protegidos pelos Fundos de Garantia de Depósitos
até montantes limitados.
Já os investidores profissionais tinham toda a obrigação
de distinguir o papel comercial de um emitente de um depósito bancário
garantido, e devem ter capacidade para absorver as perdas resultantes.
Assim, as categorias incluem (1) os investidores inexperientes,
que em qualquer caso deveriam ficar no antigo BES e (2) os investidores profissionais
imprudentes que deveriam ter capacidade para absorver as perdas.
Mas os gestores temporários do Novo Banco introduzem agora uma nova
categoria 3) os investidores “clientes de confiança” consideram importantes para a sua futura estratégia comercial.
Já que as autoridades reguladoras não conseguiraram evitar a má gestão no banco BES, espera-se que evitem perpetuar a mesma má gestão no Novo Banco.
Mariana Abrantes de Sousa
PPP Lusofonia
VER noticia http://economico.sapo.pt/noticias/novo-banco-vai-indemnizar-clientes-enganados-com-divida-do-ges_205347.html
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