Até 2010, todas as mercadorias destinadas a Espanha que cheguem a Portugal, serão conduzidas para um novo centro logístico dedicado a construir em Móstoles, uma localidade nos arredores da capital espanhola. Este Hub será o primeiro resultado da parceria estabelecida entre a Administração do Porto de Lisboa (APL) e a Madrid Plataforma Logística (MPL), seguindo-se o Porto de Leixões e de Sines.
Com esta parceria, inicia-se a aproximação do Porto de Lisboa às estruturas logísticas instaladas em torno de Madrid, que através da MPL se pretendem tornar na maior "plataforma logística intermodal" do Sul da Europa, com 450 hectares de dimensão e uma vocação comercial com a América Latina e o Norte de África.
Falta no entanto criar algumas infra-estruturas relativas ao transporte transibérico, nomeadamente a electrificação de alguns troços e a construção da ligação ferroviária Évora-Badajoz, prevista desde 1998, para que o fluxo comercial entre as duas capitais seja optimizado.
De acordo com a MPL, a actividade comercial de Madrid, numa área de influência de 6 milhões de habitantes, representa 17% da economia espanhola, movendo 300 milhões de toneladas de mercadorias por ano. Em 2005, a actividade económica local cresceu 4%, assegurando um PIB per capita que é 30% superior à média europeia e a criação de 150 mil postos de trabalho. Nos próximos anos, a riqueza da região crescerá sempre acima dos 3%.
Plano Estratégico Portugal Logístico
PPP Lusofonia é um blog de economia e finanças, focado nos serviços públicos e no investimento para o desenvolvimento, e nas PPP. O blog dedica-se a (a) conceitos de economia, finanças e banca (b) às necessidades dos PALOPs e (c)oportunidades de consultoria nos PALOPs, com artigos em português ou inglês. PLEASE USE THE TRANSLATE BUTTON. PPPs, development financing in Lusophone Countries Autora: Mariana ABRANTES de Sousa
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