Tradutor

quinta-feira, maio 30, 2019

Portugal País Florestal - sustentabilidade essencial.

Exportação de pasta e papel de US$2.09 Biliões representavam 3,4% das exportações em 2017, mas com um nivel de VAB valor acrescentado nacional bastante mais elevado do que outros setores como o automóvel.

 portugal exports paper paperboard articles pulp paper board


Portugal Exports of Paper and paperboard, articles of pulp, paper and board was US$2.09 Billion during 2017, according to the United Nations COMTRADE database on international trade.

Necessitamos uma campanha contra o minifundio e por uma floresta sustentável. 

Eleitor - Circulos uninominais para maior representatividade

Como conhecer e acompanhar a ação do "seu" representante no parlamento ?

Resultado de imagem para rei absolutista de portugal
Circulos uninominais ou plurinominais, com voto  no candidato e não apenas no partido, seriam importantes para aproximar os deputados representantes dos eleitores representados.

Mas necessitam de uma formula simplex, mais linear e transparente e menos "matemática".

Ou será o cálculo proporcional pelo  método de Hondt o equivalente moderno do "direito divino dos reis absolutistas" do antigamente?



Ver mais sobre a campanha "Por uma Democracia de Qualidade"  https://www.facebook.com/DemocraciadeQualidade/ e em https://ionline.sapo.pt/622524?source=social


quarta-feira, maio 29, 2019

Floresta - Serviços ecossistémicos essenciais compensados com subsídios

o O que são os serviços ecossistémicos 
Serviços ecossistemicos são atividades de gestão florestal essenciais à sociedade (com externalidades positivas, por reduzirem riscos ou protegerem bacias hidrográficas, biodiversidade, paisagens, etc) mas que não rentáveis em termos económico-financeiros, justificando-se serem compensadas e subsidiadas.
- Quais as atividades e as áreas florestais a serem compensadas?

o Quem presta os serviços ecossistémicos 
Os serviços ecossistemicos podem ser prestados por agricultores e profissionais da floresta, e podem incluir “limpeza de matas”, retirada de biomassa, descontaminação de fontes de água, plantação de árvores para combater a erosão, etc.

o Quem paga os serviços ecossistémicos
A compensação tem de ser feita por terceiros, através de receitas fiscais gerais, ou de tarifas ou donativos específicos e dedicados.
Na Finlandia, propõe-se que “o financiamento deve basear-se em pagamentos voluntários de visitantes à floresta e apoio adicional obtido de empresas de turismo” em função do “valor recreativo” da floresta.
A remuneração dos serviços pode ser paga por empresas, em possível compensação da sua pégada de carbono ou CO².

No Peru, propõe-se um incremento na tarifa de água urbana para compensar os serviços ecos sistémicos prestados por populações rurais em redor do lago que abastece a cidade, envolvendo as duas comunidades num diálogo e colaboração ambiental.

Estes Estudos de Caso do projeto SINCERE têm um tema comum: explorar novos meios para melhorar os serviços ecossistêmicos florestais de forma a beneficiar proprietários e gestores florestais, bem como atender a necessidades sociais generalizadas.

Ver mais em https://sincereforests.eu/paying-for-watershed-services-to-cities-in-peru/ e https://sincereforests.eu/bcsd-portugal/

Necessitamos uma campanha contra o minifundio e por uma floresta sustentável

domingo, maio 26, 2019

Eleitor- Quem quer votar para uma Europa mais equilibrada, vota HOJE


Os votos dos portugueses serão ouvidos no Parlamento Europeu?

Resultado de imagem para parlamento europeu edifícioDizem alguns eleitores (abstencionistas) e comentadores políticos que as eleições europeias não servem para nada, senão para "legitimar a concentração de poder nos grandes partidos dos grandes países membros".
Talvez, mas isso não justifica ficar em casa hoje.  
De facto, mesmo se os portugueses votassem todos no mesmo partido, os nossos 21 Deputados seriam sempre diluídos nos 751 Membros do Parlamento Europeu em Estrasburgo. 

A União Europeia ainda é uma federação jovem, com pouca tradição de representatividade. Compare-se o PE com o Congresso da federação americana, um modelo desenhado para ser mais equilibrado com um parlamento de duas câmaras, em que ambas têm que aprovar toda a legislação.  O número de Representantes para câmara baixa, a House of Representatives, depende da população do Estado, e são eleitos pelo nome, não pelo partido, por mandatos de 2 anos. São apenas 435 no total, de maneira que cada Congressman pode ter bastante mais influencia. O Senado tem 2 Senadores por Estado com mandatos mais longos de 6 anos.  Assim, o Alaska tem (2-1=)3 representantes em Washington, e a California tem (53+2=)55 representantes seus em Washington, todos eleitos em círculos uninominais. Mais, cada eleito tem liberdade de voto na legislação, os votos, os votos desalinhados dos partidos são frequentes e conhecidos pelos eleitores. 

Não havendo modelos ideais em democracia, uma federação diversa e dispersa necessita de mecanismos desenhados para encurtar distâncias e  aproximar e aumentar a representatividade entre os eleitos e os eleitores.  

O Winston Churchill teria razão quando disse um dia que "a democracia é o pior dos regimes, à exceção de todos os outros".  Mas as democracias não são todas iguais, e todos estamos interessados em que funcionem e governem cada vez melhor.

Mariana Abrantes de Sousa 


segunda-feira, maio 20, 2019

EU-UE - Quem quer votar ... vota de CRUZ ?

Quem não vota não conta.
Eu vou votar nas Eleições Europeias para escolher o próximo Parlamento Europeu, que eu considero uma das eleições mais importantes dos últimos anos. 

Mas como não gosto de votar apenas segundo os logotipos dos partidos,  fui ver as listas dos candidatos. Isto é, "a lista" porque em Portugal só há uma lista nacional, e torna-se difícil saber quem está mais "ligado à terra" e pode representar melhor o meu distrito de Viseu. 

Eu gosto de conhecer os candidatos.
Curiosamente a lista de candidatos ao Parlamento Europeu não é publicada pela CNE, mas sim pelo MAI, num .pdf interminável de 17 páginas, manhoso e inviesado, que não dá para fazer "copy-paste" para poder mais fácilmente ser divulgado.  Uma falha evidente de "eGov".
Cerca 17 páginas de nomes para eleger os 21 Deputados de Portugal para um Parlamento Europeu de 750 membros.    Parece desenhado para promover a abstenção.

Vamos desafiar a CNE Comissão Nacional de Eleições a corrigir a lacuna e divulgar. correctamente a lista de candidatos a Deputado Europeu 2019?
Não tendo tempo para transcrever as 17 páginas, deixo aqui o primeiro nome que aparece...
1. Paulo Teixeira de Morais, partido NC- Nós Cidadãos
2....VER a lista completa em
https://www.sg.mai.gov.pt/…/Parlame…/Documents/ListasDAM.pdf

domingo, maio 12, 2019

Aforrador - Quem quer brilhantes ... vai a um BANCO ?

Eu "sou do tempo" em que quem queria comprar joias ia a uma joalharia, não ia a ... um banco.

Os bancos NÂO DEVEM financiar a compra de joias com depositos cobertos pelo Fundo de Garantia de Depositos. 
Os desvarios da gestão bancária e da supervisão prudencial continuam em Portugal. O crédito ao consumo (inprodutivo), volta a bater novos picos, e a poupança dos portugueses novos minímos.   

Não aprendemos NADA em Portugal com as sucessivas crises bancárias e financeiras?

As Comissões de Inquérito parlamentares não nos protegem, 
NEM aos aforradores, 
NEM aos contribuintes. 

Precisamos de uma campanha contra o crédito ao consumo, talvez liderada pelo Mediador do Crédito do Banco de Portugal. 
A falta de Literacia Financeira é evidente desde o consumidor, ao gerente da agência, aos administradores dos bancos e aos  supervisores bancários. 

Quando rebentar a próxima crise bancária (sim, e não tarda), nenhum administrador bancário se vai recordar de ter aprovado tolice nenhuma. 

Se não fosse trágico, seria cómico.

Mariana Abrantes de Sousa 
Economista e ex-gestora bancária 

Ver mais em Literacia Financeira circa 2012 https://ppplusofonia.blogspot.com/2012/02/falta-de-literacia-financeira-promoveu.html