Tradutor

terça-feira, maio 01, 2007

Lisboa em 9º lugar entre cidades preferidas para congressos

Lisboa integra a lista mundial das 10 cidades mais procuradas para acolher a realização de congressos de associações internacionais, relativa a 2006, quando subiu dois lugares, para a 9ª posição, segundo anunciou o Turismo de Lisboa. Numa informação divulgada, a Associação Turismo de Lisboa cita dados publicados pela ICCA - International Congress & Convention Association que integram a capital portuguesa no grupo das preferidas, ultrapassando cidades concorrentes como Amesterdão ou Madrid.
Entre as 10 cidades mais escolhidas para a realização de reuniões das associações estão Viena, Paris, Singapura, Barcelona, Berlim, Budapeste, Seul, Praga e Copenhaga.
A capital portuguesa, reflectindo uma notoriedade crescente na atracção deste produto turístico, subiu dois lugares para a nona posição, ex-aequo com Copenhaga, por comparação com os dados referentes a 2005.
De acordo com a ICCA, no ano passado, Lisboa recebeu 69 congressos associativos internacionais, mais três do que em 2005.
Em Lisboa, os eventos como congressos, reuniões de associações internacionais e conferências empresariais concentram- se, sobretudo, nos meses de Abril/Maio e Outubro/Novembro, refere o Turismo de Lisboa.
As Ciências Médicas, com 19% de eventos realizados em Lisboa em 2006, ocupam, de acordo com o Observatório do Turismo de Lisboa, a primeira posição em termos de quota neste segmento, à qual está associada a presença de mais de 17 mil participantes.
Seguem-se os grupos Ciências (12%), Indústria (9%), Tecnologia e Educação (ambos com 8%), Economia (4%) e Engenharia (2%).
O Turismo de Negócios é um dos dez produtos estratégicos incluídos no Plano Nacional para o Turismo Nacional (PENT), e a região de Lisboa é a primeira prioridade para o desenvolvimento deste produto.
O Turismo de Lisboa refere a qualidade das instalações, equipamentos e serviços especializados, a tecnologia e o conhecimento profissional acumulado como as principais vantagens competitivas da cidade para receber iniciativas na área dos Negócios.
O primeiro lugar da lista da ICCA, composta por perto de 240 cidades de todo o mundo, continua a pertencer a Viena, e o último a Lund, uma cidade universitária na Suécia.
Para que os eventos possam constar no ranking, a ICCA, a maior organização internacional do sector, exige um conjunto de condições como a realização regular, rotação por quatro países diferentes e presença mínima de 50 participantes.
A nona posição no ranking das cidades mais escolhidas para congressos, coloca Portugal à frente da Espanha, o que é um bom indicador da evolução do turismo empresarial no nosso país e das boas condições existentes para receber os visitantes, esperando-se que o número de participantes em congressos aumente.


Fonte: "Diário Digital/Lusa", 30 de Abril de 2007.

1 comentário:

  1. Portugal é o 17º país mais visitado no mundo, apesar do nosso pequeno tamanho.
    Estamos na primeira divisão do turismo mundial.

    ResponderEliminar