Ao investigar as causas do maior dinamismo da economia chinesa, cujo PIB cresceu 9,7% a.a. no período 1993-2004 versus apenas 6,5% a.a.na Índia, alguns analistas referem a maior rigidez do mercado de trabalho indiano e o menor aumento de produtividade, especialmente no sector industrial.
No entanto, as diferenças entre as fábricas serão menores do que entre os sistemas de distribuição de produtos indianos e chineses. Estes últimos beneficiam de uma forte rede de distribuição de “lojas chinesas” em praticamente todo o mundo, com o apoio logístico e o patrocínio dos órgãos oficiais chineses.
Se a Índia e outros países querem acompanhar o ritmo de crescimento da China, terão certamente de estudar e imitar a sua logística de distribuição e a sua capacidade comercial.
E a capacidade de marketing dos chineses não deve ser subestimada. Quando as primeiras vitórias da Selecção Portuguesa no EURO 2004 fizeram esgotar os stocks de bandeiras nacionais, foram as “lojas chinesas” que vieram acudir ao surto de nacionalismo provocado pelo Figo, o Cristiano Ronaldo e os outros craques de Scolari.
Mas algo se perdeu na tradução dos símbolos nacionais, e os castelos lusitanos passaram a ter um ar mais de pagodes...
Ver artigo The Economist, 27-Jan-07, pg 70
PPP Lusofonia é um blog de economia e finanças, focado nos serviços públicos e no investimento para o desenvolvimento, e nas PPP. O blog dedica-se a (a) conceitos de economia, finanças e banca (b) às necessidades dos PALOPs e (c)oportunidades de consultoria nos PALOPs, com artigos em português ou inglês. PLEASE USE THE TRANSLATE BUTTON. PPPs, development financing in Lusophone Countries Autora: Mariana ABRANTES de Sousa
Por ocasião da FITUR, a ARPT Centro de Portugal lançou a sua Brochura 1 com informações diversas sobre os Destinos Regionais contidos na Marca Centro de Portugal - Aveiro, Buçaco Luso Curia, Coimbra, Viseu, Serra da Estrela, Tejo Internacional, Aldeias Históricas, Caminhos das Cerejas, Castelos de Fronteira e Aldeias do Xisto - bem como o portal de internet: www.visitcentro.com
ResponderEliminarTemos, assim, todo o gosto em convidá-la a conhecer o nosso novo site, já disponível em Castelhano!
Melhores cumprimentos,
Ana Cota
ARPT Centro de Portugal
Por ocasião da FITUR, a ARPT Centro de Portugal lançou a sua Brochura 1 com informações diversas sobre os Destinos Regionais contidos na Marca Centro de Portugal - Aveiro, Buçaco Luso Curia, Coimbra, Viseu, Serra da Estrela, Tejo Internacional, Aldeias Históricas, Caminhos das Cerejas, Castelos de Fronteira e Aldeias do Xisto - bem como o portal de internet: www.visitcentro.com
ResponderEliminarTemos, assim, todo o gosto em convidá-la a conhecer o nosso novo site, já disponível em Castelhano!
Melhores cumprimentos,
Ana Cota
ARPT Centro de Portugal
É bom ver este esforço de marketing virado para nuestros hermanos, um grande mercado a conquistar.
ResponderEliminarO Destino Turistico Centro Portugal podia ser também a alta Lusitânia, incluindo a Rota dos Herois com Viriato, o Infante D.Henrique 1º Duque de Viseu e Aristides de Sousa Mendes