PPP Lusofonia é um blog de economia e finanças, focado nos serviços públicos e no investimento para o desenvolvimento, e nas PPP. O blog dedica-se a (a) conceitos de economia, finanças e banca (b) às necessidades dos PALOPs e (c)oportunidades de consultoria nos PALOPs, com artigos em português ou inglês. PLEASE USE THE TRANSLATE BUTTON. PPPs, development financing in Lusophone Countries Autora: Mariana ABRANTES de Sousa
Tradutor
quarta-feira, maio 31, 2006
PPP - fases de uma concessão
A preparação e contratação de um contrato de concessão é um processo complexo que normalmente implica um concurso público e internacional e que pode levar 18-30 meses. Uma concessão é uma relação de longo prazo entre o Estado-concedente e o Operador-concessionário, com a participação dos bancos-financiadores e dos utilizadores do serviço público como principais partes interessadas (stakeholders).
PPP - formas
As parcerias publico-privadas podem tomar diveras formas, aumentando em complexidade a partir dos contratos de gestão de 2-3 anos até às concessões de 20-30 anos. As concessões de obras públicas visam a construção de infra-estruturas públicas e as concessões de serviços públicos visam a prestação de serviços públicos normalmente da responsabilidade do Estado-Concedente. As concessões são contratos de direito administrativo.
Em certos países, as parcerias podem incluir apenas as infra-estruturas e instalações (hard facilities), serviços de apoio como limpeza e manutenção (soft facilities) e/ou a prestação de serviços públicos que são equivalentes às concessões de obras e às concessões de obras e serviços.
As PPP parcerias publico privadas são contratos administrativos entre o Estado Concedente e privados, não são joint ventures que são contratos comerciais entre partes essencialmente equiparadas que partilham simetricamente os beneficios e riscos de um negócio.
domingo, maio 28, 2006
Logística em Espanha
Tal como acontece noutras áreas de negócio a presença portuguesa deve ser reforçada neste tipo de eventos, constituindo os mesmos uma oportunidade de penetração no mercado espanhol, que é o nosso mercado prioritário.
A Bélgica ocupa o primeiro lugar do ranking das melhores localizações europeias para instalar plataformas logísticas, segundo o estudo European Distribution Report 2006 da consultora imobiliária global Cushman & Wakefield Healey & Baker. Depois da Bélgica estão a França, seguida pela Holanda e República Checa. Portugal ocupa o 12.º lugar, à frente de Rússia, Suécia e Espanha.
"Visita do Conselheiro Económico da Comunidad de Madrid a Lisboa" (Embaixada de Espanha)
A Ministra da Vivienda , numa recente visita a Lisboa e o Ministro das Obras Públicas acordaram impulsionar a plataforma logística Elvas-Badajoz com a aportação de 150 millões de euros.
sábado, maio 27, 2006
Aldeia do Milénio ao alcance com a nossa ajuda
Assim o Projecto do Milénio está a focar acções com impacte imediato nas aldeias, tais como:
1. Sementes e fertilizantes para melhorar o rendimento agrícola
2. Redes mosquiteiros anti-malaria para as camas
3. Acesso a água potável e limpeza de fontanários
4. Diversificação de cultivos de subsistência para cultivos comercializáveis
5. Reforço da alimentação nas escolas com alimentos locais
6. Tratamento de lombrigas (deworming) para todos
7. Novas tecnologias como fornos solares e telemóveis solares
sexta-feira, maio 26, 2006
Forum Portugal em São Paulo, 5-Junho
Contacto: Fundação Luso-Brasileira
I Congresso de Empresas Exportadoras
Espera-se uma nova edição desta iniciativa importante em 2006
quarta-feira, maio 17, 2006
PETIÇÃO PARA TORNAR OFICIAL O IDIOMA PORTUGUÊS NAS NAÇÕES UNIDAS
http://www.petitiononline.com/AB5555/petition.html
"A minha pátria é a língua portuguesa" dizia Fernando Pessoa
Literacia em Portugal
segunda-feira, maio 01, 2006
Restauração mais barata em Espanha
Os consumidores portugueses estão a optar cada vez mais por comprar em Espanha bens alimentares, gasolina, tabaco e restauração. O Iva é mais baixo e a oferta espanhola tem uma boa relação qualidade-preço. Os restaurantes nacionais têm que lutar para reconquistar clientes, inclusive visitantes espanhois, a fim de invertir esta tendência sob pena de continuar a perder clientes para Espanha, como já tem acontecido noutras áreas de negócio.
A ARESP vai apresentar publicamente, no dia 28 de Junho, o estudo "A Competitividade do Sector da Restauração e Bebidas de Portugal, face a Espanha”.
Portugal liderou exportações para Espanha no início do ano
Este é um bom indicador para os empresários portugueses, reflectindo uma maior presença portuguesa no mercado espanhol e contribuindo para um maior equilíbrio da balança comercial Portugal-Espanha.
http://jn.sapo.pt/2006/04/26/economia_e_trabalho/portugal_aumentou_exportacoes_para_e.html