Tradutor

sexta-feira, agosto 02, 2019

ORIENTE-SE, Empregabilidade aos 50

Jovens vão trabalhar até aos 70, e os seus pais também 
https://www.dinheirovivo.pt/economia/trabalhar-ate-aos-70-para-a-reforma/ 

Os programas de Empregabilidade concentram-se a ajudar os jovens de 19  anos a entrar no mercado de trabalho. Mas pouco se faz para a ajudar os pais desses filhos únicos a fazerem uma boa transição profissional quando ficam desempregados aos 49 anos. 

Em Portugal, os trabalhadores de 50+ anos mais privilegiados têm o ensino secundário completo e recebem uma razoável indemnização quando a empresa fecha ou faz um despedimento colectivo.  Muitos outros desempregados de longa duração têm baixos níveis de escolaridade, têm menos mobilidade geográfica, menos capacidades digitais, menos capital humano e económico em geral, poder ficar deslocados social e economicamente. 
Resultado de imagem para trabalhar até aos 70
Alguns acabam mesmo por gastar as poupanças que tinham acumulado para a terceira idade antecipadamente, para fazer face aos compromissos financeiros e manter os níveis de consumo durante o período de desemprego. 

Esses trabalhadores com mais de 50 anos têm que se reciclar profissionalmente para trabalhar mais 15-20 anos até aos 70, frequentemente em novas atividades e novos locais.  Se tiverem menos bases escolares e menos formação profissional, também vão ter mais dificuldade a aprender novas metodologias e novos regimes de trabalho independente, mais precário e menos remunerado. Como diz o artigo abaixo, os mais velhos podem continuar a aprender bem desde que os novos conhecimentos se encaixam naquilo que já sabem. 

A reforma antecipada nem sempre é viável, e por vezes representa uma falsa solução, enganadora e insustentável quer a nível individual quer a nível colectivo. 

Considerando a baixa natalidade e a redução do desemprego, os trabalhadores com mais de 50 anos  não podem ser dispensados nem ficar encostados permanentemente.  Mas necessitam ajuda, são poucos os que conseguem dar a volta por cima sozinhos. 

É importante ajudar os trabalhadores mais velhos a fazer a travessia e reciclagem profissional para que se mantenham  ativos, produtivos e bem remunerados. 

Mariana Abrantes de Sousa 
Economista 

Continuing learning https://jobs.economist.com/article/https-www-economist-com-news-special-report-21714174-people-age-brain-changes-both-good-ways-and-bad-how-older-employees-


6 REGRAS PARA ENCONTRAR EMPREGO DEPOIS DOS 50
1. SIMPLIFIQUE O SEU CURRÍCULO CV, FOCANDO O QUE MAIS INTERESSA NO MERCADO ATUAL
2. VOLTE A ESTUDAR A PROCURA DO MERCADO DE TRABALHO PREPARE-SE PARA SE APRESENTAR 
3. REFRESQUE OS SEUS MÉTODOS DE PROCURA DE EMPREGO, MANTENHA OS SEUS MELHORES CONTATOS PROFISSIONAIS COM ANTIGOS CLIENTES E COLEGAS
4. REALCE A SUA EXPERIÊNCIA COM DIFERENTES GERAÇÕES, E CAPACIDADE DE ADAPTAÇÃO
5. PROCURE CURSOS E ATUALIZE AS SUAS COMPETÊNCIAS TECNOLÓGICAS
6. DESTAQUE A SUA EXPERIÊNCIA DANDO EXEMPLOS PRÁTICOS, RELEVANTES ÀS TENDENCIAS ATUAIS DA PROCURA MERCADO DE TRABALHO

Sem comentários:

Enviar um comentário