Um dos objectivos deste blog PPP Lusofonia desde que foi criado em 2006 era de escrever sobre economia e finanças em português para compensar os 80% de conteúdos da Internet que estão em inglês. Depois apareceu a crise de endividamento externo, e tornou-se necessário escrever em inglês "para credor ver" e e defender os nossos interesses como devedores.
Entretanto apareceram artigos sobre o valor económico da língua portuguesa (ver abaixo) e até algumas ameaças de abandonar a Lusofonia quando esta se torna inconveniente.
A importância económica dos blocos linguísticos é bastante conhecida. Um artigo recente no The Economist diz que antigos laços coloniais como a língua e o enquadramento jurídico comum promovem o comércio. Mais, o artigo estima que o custo de fazer negócios entre os países anglófonos da Commonwealth é 20% mais baixo do que fora desse bloco.
Obviamente os blocos linguísticos não são todos iguais, e nem todas têm essas vantagens. A lusofonia sofre de falta de integração e de consolidação de relações económicas e culturais. E sofre sobretudo de níveis de alfabetização relativamente baixos.
Fernando Pessoa dizia "a minha pátria é a lingua portuguesa".
Será que algum dia poderemos dizer "o nosso mercado é a Lusofonia"?
Fontes: O Português e os Negócios http://www.bes.pt/sitebes/cms.aspx?plg=434053db-3f09-4c5c-a00a-b86c3bab70e6 e
Impacto Economico da Língua Portuguesa https://infoeuropa.eurocid.pt/files/database/000040001-000041000/000040091.pdf
Sem comentários:
Enviar um comentário