O Tribunal de Contas servira para ajudar a disciplinar a despesa pública e minimizar os riscos de sobreendividamento e crises financeiras. Ou não ?
A notícia de que a Câmara Municipal de Viseu vai endividar-se para construir a mega "Viseu ARENA", a maior sala de espetáculos e recinto multiusos do Centro de Portugal, com uma capacidade superior a 5.500 espetadores (aumento de 83% da sua lotação) e uma arena de 2.500 metros quadrados" deixa-me com a má sensação de "dejá vu all over again".
O processo do projeto Viseu Arena ainda depende de entidades financeiras e do visto do Tribunal de Contas. Mas onde vão estar os milhares de espetadores em tempo Covid ? Justifica-se investir mais de 6 milhões de euros com dívida a mais de 20 anos, mesmo com juros bonificados. ?
Já vi este filme, não gostei.
Já paguei para o peditório das grandes obras tipo elefante branco , não quero voltar a pagar.
Estávamos nos últimos meses de 2009. A Divida Pública (ver imagem) e a Divida Externa de Portugal tinha subido a galope. O colapso do banco Bear Stearns em Março 2008 e do banco Lehman Brothers em Setembro 2008 refletiam os excessos de financiamento de hipotecas subprime e aconselhavam prudencia.
Mas as eleições legislativas portuguesas de Setembro 2009 determinavam um novo impulso de investimento público e o Governo coninuou com o programa ambicioso de subconcessões rodoviárias, apesar das previsões de tráfego ficarem cada vez mais baixas e das taxas de juro cada vez mais altas.
Tráfego, tráfego, onde está o tráfego ?
A meio dos procedimentos concursais, os concorrentes deram passos atrás, apresentando segundas propostas menos vantajosas.
Tribunal de Contas chumbou esses contratos de subconcessões mas logo aprovou contratos ditos "reformados", com menos e menos tráfego. Algumas das auto-estradas construidas ficaram sempre abaixo do tráfego necessário, aumentando os encargos para os contibuintes.
Ganhar, ganhar, só continuam a ganhar os advogados com renegociações sobre renegociações e ações em Tribunal.
Mariana Abrantes de Sousa
Economista
VER Municipio de Viseu https://www.cm-viseu.pt/index.php/diretorio/noticia-mensais/82-noticia/6067-municipio-de-viseu-aprova-financiamento-do-viseu-arena-atraves-do-ifrru-2021
VER Tribunal de Contas 2029 "chumbou" cinco das seis concessões lançadas pela Estradas de Portugal
VER Divida Portuguesa: https://eco.sapo.pt/2017/04/16/os-altos-e-baixos-da-divida-publica-portuguesa/
Sem comentários:
Enviar um comentário