Tradutor

segunda-feira, abril 10, 2023

Rich Country, Poor Country - Alternancia precisa-se

China CAB %PIB
 Alguns países são Grandes e ricos, outros países são pequenos e pobres. Outros países são Grandes e pobres outros pequenos e ricos... 

Pouco importa, dizem alguns economistas, citando diversos indicadores.  Fraca teoria. 

Nesta matéria, eu prefiro analisar o indicador do CAB-Current Account Balance, Balança de Transações Correntes, que consiste do superavite ou defice de exportações de bens e serviços sobre as importações. 

Estados Unidos CAB %PIB 

Na teoria, deveria haver alguna alternância entre superavites e defices entre os diversos países.  Mas na prática, há paises sistematicamente superavitários e países sistemáticamente deficitários que vão acumulando dívida exetrna. 

Quando estes desequilibrios se eternizam, o impacto pode passar da economia para a politica internacional. E os pequenos desequilibrios de países grandes são grandes em termos absolutos, o que importa e muito.  

E os desequilibrios externos não são todos iguais. Os défices grandes de países pequenos pagam-se em sobre-endividamento externo, cortes de despesa pública, austeridade, desvalorizações da moeda,  cortes nos salários e pensões, perdas de autonomia. E isso custa MUITO caro

Alemanha CAB %PIB



Russia CAB %PIB












VER fontes: 

Sem comentários:

Enviar um comentário