Tradutor

quarta-feira, abril 06, 2022

Sanções e Censura ... em tempo de guerra no século XXI

Eu sou do tempo em que a aldeia não tinha eletricidade e que os poucos carros tinham duas baterias: uma para rolar e carregar, e outra para alimentar um  RÁDIO enorme que ocupava um lugar de honra na sala de visitas. A grande bateria negra ficava debaixo da mesinha do RÁDIO, devidamente escondida atrás de uma cortina. 

Quando chegou a eletricidade, nos anos 1960s, apareceu um pequeno rádio vermelho, com menos botões mas mais capacidade de captação que já ficava na cozinha, a acompanhar a preparação das refeições. 

À noite sintonizavam-se outras emissoras de onda curta, que traziam as notícias censuradas nos jornais e na radio nacional pelo regime de Salazar, que passou a ter os anos, senão os dias, contados. 

Passados 60 anos, continuamos a ver regimes autocráticos e totalitários a conseguirem controlar as opiniões e as informações que chegam aos públicos equipados de smartphones e habituados à Internet. 

Alguns analistas sugerem mesmo que esta censura permite controlar a opinião publica e assim reduzir o efeito doméstico das sanções económicas internacionais.  

VER Iran Censorship and Sanctions

Campanhas DBS Divestiture, Boycotts, Sanctions levaram 30 anos a cerrar as lacunas e a ter efeito na Africa do Sul, uma sociedade relativamente "democrática" e aberta. 

As sanções atuais contra a Russia dificilmente terão efeito em tempo útil na Russia, e a Ucrania não pode esperar quando qualquer soldado em retirada pode fazer dezenas de vítimas. 

As Sanções funcionam através do impacto na população e na opinião pública do agressor. Mas isso pode acontece com uma censura tão apertada? 

Falta examinar como é que um regime ditatorial consegue HOJE controlar mais as opiniões, a informação e os media, com Internet, smartphones e satélites, de que  Salazar conseguia com a censura dos anos 1950-60s com uma população pobre e pouco letrada.

Mariana Abrantes de Sousa 

Economista 

2022-04-06 


 

1 comentário:

  1. Quero ir ver esta exposição!
    https://www.publico.pt/2022/04/06/culturaipsilon/noticia/portugal-redoma-pais-censura-nao-deixava-2001408
    Portugal numa redoma, ou o país que a censura não deixava ver
    A exposição Proibido por inconveniente, parceria entre a EGEAC e a Ephemera de Pacheco Pereira, documenta o país censurado que vigorou de 1926 a 1974. Para ver no antigo edifício do Diário de Notícias, em Lisboa, de 7 a 27 de Abril.

    Porque é que a censura continua a ser tão eficaz no século xxi ?

    ResponderEliminar