Tradutor

sexta-feira, agosto 25, 2006

UNL apoia criação da Univesidade de Cabo Verde

A Universidade Nova de Lisboa assinou um protocolo com a Comissão Instaladora da Universidade de Cabo Verde, um projecto que também conta com o apoio da diaspora cabo-verdiana e da comunidade empresarial.

A UNL lançou um novo programa de pós-graduação MPA - Mestrado em Politicas Públicas e Administração orientado para a formação de dirigentes para a Administração Públicas, executivos de empresas operadoras de Serviços de Interesse Económico Geral e ONG-organizações sem fins lucrativos. O curriculo do programa de MPA de 2 anos inclui economia, direito, gestão, liderança e comunicação, em linha com os programas interdisciplinares dos MPA de Columbia University e Princeton University.

quinta-feira, agosto 24, 2006

Oportunidades 9 - Economistas de Évora dão aulas na Guiné-Bissau e CIDAC lança estudo de mercado para produtos agrícolas guineenses

Professores da Universidade de Évora vão dar aulas de mestrado em Economia aos alunos da Universidade Colinas de Boé (UCB) da Guiné-Bissau, segundo João José Monteiro, fundador e presidente do conselho de administração da UCB, primeira instituição do ensino superior privada no país.

As ONGD portuguesas CIDAC e IMVF, em parceria com a organização guineense Tiniguena, Esta Terra é Nossa, procuram consultor para um estudo de mercado de produtos agrícolas guineenses,no campo da valorização económica de produções tradicionais.

O projecto “Guiné-Bissau, Produtos, Técnicas e Saberes da Terra” visa actuar, de forma integrada, em três frentes: o reforço das comunidades de produtores/as, através da valorização cultural e económica das suas produções tradicionais, a sensibilização e formação da opinião pública para as questões ligadas às técnicas e aos saberes tradicionais como meio de conservação da biodiversidade e de redução da pobreza,e o lobbying político, com vista à construção de um quadro legislativo favorável aos direitos das comunidades locais.

O projecto “Tebanke Urok: Desenvolvimento Comunitário no Grupo de Ilhas de Formosa – Guiné-Bissau”, desenvolvido pelo IMVF, visa contribuir para o desenvolvimento sustentado das comunidades residentes em três ilhas do arquipélago dos Bijagós, através da promoção de iniciativas económicas, da dinamização sociocultural, do apoio à educação, ao saneamento e ao transporte entre as ilhas e a capital do país.

Candidaturas até 1-Setembro, favor contactar
CIDAC – cooperacao@cidac.pt
IMVF – joana.imvf@mail.telepac.pt

Estes projectos são co-financiados pela Comissão Europeia – “Guiné-Bissau, Produtos, Técnicas e Saberes da Terra” (ONG-PVD/2003/065-868); “Tebanke Urok: Desenvolvimento Comunitário no Grupo de Ilhas de Formosa – Guiné-Bissau” (ONG-PVD/2003/062-200) – e pelo Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento (IPAD).

segunda-feira, agosto 21, 2006

CPLP em seminário sobre microcrédito em Bissau


Representantes da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) estão esta semanana Guiné-Bissau em seminário sobre o microcrédito, numa iniciativa financiada inteiramente pelo governo português.

Uma dos objectivos destas iniciativas é exactamente a troca de experiências entre os responsáveis e organizações que se dedicam ao microcredito em cada um dos países que integram a CPLP.

Existem muitos testemunhos positivos sobre o impacto do microcredito, especialmente para as mulheres que assumem as responsabilidades familiares
(microfinance)

Oportunidades 8 - Amorim Angola


O Grupo Amorim , lider nos sectores da cortiça e do imobiliário, propicia oportunidades de carreira (ÁREA FINANCEIRA) em ANGOLA a jovens finalistas, recém-licenciados ou com capacidade demonstrada e experiência comprovada na área financeira, de NACIONALIDADE ANGOLANA.
Os interessados deverão enviar candidatura espontânea, devidamente acompanhada por CV detalhado para a morada abaixo indicada:
Grupo Américo Amorim - Área de Negócios de Angola (att: P Cunha Silva)
Rua da Corticeira, nº 34 - Apartado 47 - 4536-902 Mozelos VFR

Ver bolsa de colocação da Ordem dos Economistas

Oportunidades 7 - Banco Africano de Desenvolvimento, Tunis
Oportunidades 6 - concursos Moçambique
Oportunidades 5 - consultoria de gestão, Angola
Oportunidades 4 - concurso Benguela
Oportunidades 3 - concurso juridico
Oportunidades 2 - BEI, programa JASPERS
Oportunidades 1 - encontro de consultores internacionais

quinta-feira, agosto 17, 2006

Small Country Hypothesis

A teoria económica da "small country hypothesis" para explicar como um país pequeno pode aumentar as suas exportações quase sem prejudicar os seus preços de exportação.

Mas há um tipo de pequenos países que situados ao lado de países muito maiores que representam mercados apetecíveis mas também concorrentes ferozes para os produtores dos pequenos países.

Alguns dos pares:
Irlanda e Reino Unido
Nova Zelandia e Australia
Austria e Alemanha
Moçambique e Africa do Sul
Portugal e Espanha

Alguns dos parceiros pequenos têm sido bem sucedidos e oferecem algumas lições para pequenas economias abertas:
1. Promoção de comércio e investimento internacional
2. Normas claras, transparentes e consistentes nas áreas de fiscalidade, lei laboral e investimento, incluindo impostos baixos baseadas num pacto de regime
3. Grande investimento no ensino secundário e superior de apoio à productividade
4. Redução de desemprego com contenção da inflação
Outros países pequenos perdem competitividade devido às deseconomias de escala, tornam-se dependentes de importações e são prejudicados em situação de "união alfandegária" .

quarta-feira, agosto 16, 2006

econoblog em Português

Segundo a revista The Economist, economistas são dos bloggers mais activos e a palavra econoblogger já aparece como nova ocupação.
Será algum dia uma nova profissão ? Talvez quando passar a ter remuneração mais tangível do que o prazer de contribuir para o dialogo digital sobre o (segundo) tema mais apaixonante - o nosso porta-moedas.

Parece que a grande maioria dos econoblogs são em inglês.
Onde podemos encontrar os econobloggers da Lusofonia, do Brasil, Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Timor, ou mesmo de Macau ?
E os econoblogs de la Hispanidad ?

Mariana Abrantes de Sousa, econoblogger

Newmark's Ranking de econoblogs
UC Berkeley On-line for free
If Ireland can do it
Brad de Long's econoblog

terça-feira, agosto 15, 2006

Banco Africano procura especialista PPP

O Banco Africano de Desenvolvimento procura um responsável para a Divisão de Parcerias-Publico-Privadas no Departamento do Sector Privado - Ref ADB/06/031.
Candidaturas até 31-Agosto-2006

Este cargo faz parte de um programa de transformação do Banco destinado a reforçar as capacidades da organização e a assegurar melhores impactes no desenvolvimento económico dos países membros.

A principal responsabilidade será de acompanhar e analisar a evolução económica nos sectores de infra-estruturas, Parcerias Publico-Privadas (PPPs), programas de privatizações nos países membros Africanos. O(A) candidato(a) ajudará os países a desenvolver o enquadramento legal e regulador necessário para as PPPs, e a estabelecer as unidades técnicas especializadas ao nível dos sub-sectores. Deverá ter um mestrado, um mínimo de 8 anos de experiência relevante, capacidade para liderar missões complexas e negociações delicadas com membros dos governos e para gerir a equipa da divisão.

A África do Sul é um dos países membros com maior avanço na introdução de PPPs em África.
Um dos factores de sucesso na introdução de PPPs e concessões, que podem contribuir fortemente para suprir as grandes carências de serviços públicos nos países em desenvolvimento, é a capacidade de gestão, planeamento e negociação da parte dos governos.
Ajudar a reforçar as capacidades do parceiro público é essencial para parcerias equilibradas e bem conseguidas.

Only applicants who fully meet the Bank's requirements and are being considered for interview will be contacted. Applicants will only be considered if they submit a fully completed Personal History Form (PHF), available from the Bank’s web site, and attach a comprehensive Curriculum Vitae (CV) showing date of birth and nationality, and preferably submitted electronically to: recruit.dir@afdb.org. The African Development Bank is an equal opportunities employer and female candidates are strongly encouraged to apply.
http://www.afdb.org

Portugal the Florida of Europe

Espera-se que cerca de 2.000.000 europeus reformados (do norte) venham a instalar-se nos países do sul da Europa, segundo Gilberto Jordan um promotor imobiliário português que pertence ao Resort Development committee of the Urban Land Institute, muitos deles em Espanha e Portugal. Diz-se que a costa espanhola está a ficar como Miami devido ao boom imobiliário e alguns "pueblos" já têm mais residentes estrangeiros que espanhois.

A feira de imobiliário SIMA06 em Madrid foi o palco de centenas de compra-vendas, muitas delas com compradores estrangeiros.

Os reformados mais abastados escolhem centros maiores que lhe proporcionam uma terceira idade activa, com sol, praia, marinas, golfe, caminhadas, cultura e convivio social com outros "nortenhos". Outros preferem a vida mais pacata em vilas e até aldeias, reconstroiem casas em ruinas e convivem mais com a população local.

A Espanha apresenta-se como a "Florida da Europa", mas Portugal tem um potencial para o turismo menos massificado.

O Sr Alfred Hoffman, o actual Embaixador dos Estados Unidos em Lisboa pretende ajudar a partilhar as experiências paralelas de Portugal e Florida organizando uma missão à Florida "the Sunshine State" de uma delegação composta por executivos e académicos portugueses, e incluindo o Embaixador de Portugal em Washington Dr Pedro Catarino.
A economia da Florida depende bastante do turismo (60 milhões de visitantes por ano para 17 milhões de residentes) e dos residentes sénior provenientes de outros estados americanos e do Canada, conhecidos como "snowbirds". Em comparação, a Espanha recebe 60 milhões de visitantes para 42 milhões de população, e Portugal recebe cerca de 15 milhões para 10 milhões de visitantes. Temos provavelmente muito que fazer para igualar a promoção turistica da Florida.
A Florida os grandes parques temáticos como o Disney World e o Sea World, boas universidades, injustamente conhecidas como "Surfer U", os laranjais e o Kennedy Space Center no Cape Canaveral para quiser explorar outra órbita. Até oferecem bolsas de estudo a surfistas ! Valia a pena investigar pois a água deve ser bem mais quente que a do Guincho.
Em Lisboa já temos o Oceanário que é um dos locais mais visitados de Portugal, que recebeu a visita de Bill Gates e o filho Rory de 6 anos em Julho.
Eis uma ponto a favor de Portugal:
Até os multi-multi-milionários podem comungar, incógnitos, com os peixinhos !

sábado, agosto 12, 2006

ICEX apoia expansão internacional de construtoras espanholas


O ICEX apoia a promoção das construtoras e concessionárias espanholas, especialmente no mercado americano que está em grande evolução, com um microsite to Technology Review.

No âmbito da visita oficial do Governo Português ao Brasil, a BRISA e a sua afiliada brasileira CCR acabam de oficializar uma parceria para a apostar nos mercados dos Estados Unidos e Canada.

Os promotores espanhois têm uma estratégia bastante mais musculada que outros operadores no sector. Abertis, a empresa privada líder em Espanha na gestão de infra-estructuras de transporte e comunicacões, controlada por ACS e o banco 'La Caixa' assegura contar con capacidad financiera para abordar uma grande expansão internacional, dado que, segundo os seus dados, a actividad do grupo generará recursos 3.800 milhões de euros nos próximos cinco anos (2006-2010). Numa apresentação ao Team FL, na Florida em Jan-2006, Jordi Graells, o responsável internacional de Abertis, recomenda que o Estado escolha um parceiro privado credível de longo prazo que "tenha capacidade substancial para financiar o projecto com a sua própria garantia, sem recurso ao projecto". Esta estratégia é o oposto das estrátégias habituais utilizada no financiamento de projectos sem recurso ao promotor, e já foi testada em Portugal na EuroSCUT Algarve do grupo Cintra.

Que sorte ter um accionista-banco. Os outros concorrentes que se cuidem !

O Department of Transportation dos Estados Unidos lançou em Maio-2006 uma Estratégia Nacional para a Redução do Congestionamento na Rede de Transportes Americana que apela ao envolvimento do sector privado na gestão e financiamento de infra-estruturas.

A propósito, projectos que visam o descongestionamento terão muito pouco risco de tráfego, deverão ser eminentemente mais bancáveis.

terça-feira, agosto 08, 2006

10 mil alunos optam pela disciplina de Espanhol

De acordo com notícia divulgada pela Agência Lusa em 13 de Julho de 2006, o número de alunos que optam pela língua espanhola nas escolas portuguesas duplicou nos últimos dois anos lectivos, atingindo já mais de 10 mil, de acordo com dados de um conselheiro da embaixada de Espanha.
Segundo o conselheiro da embaixada, a opção pelo castelhano resulta de um novo espírito de abertura da nova geração. Referindo aínda que, o ensino do castelhano nas escolas básicas e secundárias, que começou em 1991, com 30 alunos e três professores, já conta com 10.230 alunos e 204 professores.
As preocupações laborais são uma das principais explicações sobre a opção pelo Espanhol.
Segundo o conselheiro, o clima político entre os dois países também ajuda à existência de condições favoráveis à aprendizagem mútua das duas línguas.
Para além disso, o conselheiro garante aínda que o interesse pelo Português é crescente entre os jovens espanhóis e que nas escolas superiores de línguas do país vizinho já não há vagas para a disciplina de Português. O mesmo adiantou que , só em Badajoz há 9.000 alunos de Português, no ensino oficial e não oficial, acrescentando que o fenómeno se estende por todo o território do seu país. O interesse pelas línguas "do vizinho" é maior nas zonas de fronteira, sobretudo entre o Minho e a Galiza, assim como nas regiões entre o Algarve e a Andaluzia.

Este fenómeno revela-se bastante importante numa altura em que o mercado ibérico se começa a desenvolver, podendo ser um enorme trunfo para as gerações futuras que irão desenvolver a sua actividade profissional neste mercado, bem como para todos os agentes económicos que dele fazem parte e para a divulgação do ensino de ambas as línguas além fronteiras.


Utilizador-pagador versus contribuinte-pagador


Em última análise, há apenas duas fontes de financiamento de serviços públicos:
tarifas cobradas ao utilizador-pagador ou subsídios recebidos do contribuinte-pagador.
Em certas circunstâncias, pode-se contar também com subsídios do contribuinte estrangeiro como é o caso dos fundos comunitários (EU grants). O custo de infra-estruturas e serviços públicos que não é pago pelas tarifas ou pelos impostos currentes, tem que ser financiado por dívida pública, o que significa que terá que ser pago pelo filho, ou pelo neto, do contribuinte.

Nesta perspectiva, os investidores e os bancos que financiam empresas e projectos de serviços e infra-estrutura pública estão apenas a antecipar os fluxos de tarifas ou subsídios futuros, e o prazo de recuperação do investimento por essa via é um indicador chave de bancabilidade das transações de project finance.

Por estes motivos, a decisão de aplicar ou não tarifas ao utilizador é um dos primeiros passos na preparação de um projecto de infra-estrutura ou serviços públicos. Alguns serviços são gratuitos ao utilizador por tradição ou pela constituição, tais como o ensino primário e as ruas e passeios. Outros serviços passam a ser tarifados apenas quando há investimentos significativos e bom controlo de qualidade como é o caso dos fontanários e redes de água potável. Outros serviços de consumo colectivo e não- descriminatório são difíceis de tarifar por motivos técnicos.

Em todos os casos, o nível de tarifas e a forma de cobrança são questões delicadas de estruturar e de grande importância política. Os níveis de preços devem ser comportáveis para os utilizadores, affordable, em termos do rendimento familiar médio. As tarifas também podem servir de taxas moderadoras da procura de serviços, para evitar desperdícios e abusos. Para certos efeitos de gestão económica, o nível de preços tem de ser economicamente significativo, isto é com impacto na oferta e na procura, mas não deve afastar os utilizadores mais necessitados dos serviços básicos como a água potável, o ensino primário e os cuidados de saúde primários.

A tarifa do serviço público tem de ser não só “comportável” mas também “cobrável” ao utilizador. A introdução de tarifas como portagens ou contadores de água individuais pode causar grandes perturbações e protestos dos utilizadores, vide o "buzinão" de Junho 1994. As portagens quase sempre causam algum desvio de tráfego. A introdução de contadores de água individuais em alguns países da Europa de Leste provocou  reduções significativas no volume consumido.

Em certos casos, é mesmo difícil encontrar o utilizador para cobrar a tarifa, e o processo de cobrança torna-se tão caro que não compensa. Para dar a volta a este problema, algumas tarifas são cobradas em conjunto com as tarifas de outros serviços, como é o caso da taxa de audiovisual para a rádio e televisão que é cobrada com a electricidade ou da tarifa das estradas que pode ser cobrada com a venda dos combustíveis.

Pode dizer-se que não há milagres (there's no free lunch) no financiamento de serviços públicos. Se não paga o utente, tem que pagar o contribuinte, nem  que seja o contribuinte europeu através do FEDER e do Fundo de Coesão.

Os serviços públicos que não são pagos pelo o utilizador têm que ser pagos pelos contribuintes.
A escolha não é indiferente e tem importantes implicações sociais, económicas e políticas para qualquer país.

segunda-feira, agosto 07, 2006

Marcas espanholas apostam em embaixadores

O Fórum de Marcas, Marketing e Brand Building, que decorreu nos dias 20 e 21 de Junho organizado pela Associação Industrial Portuguesa (AIP), teve como foco principal a importância das marcas e a diferença entre o marketing e a gestão de marcas portuguesas e espanholas. Concluiu-se que as marcas são o principal activo das empresas, por isso é preciso protegê-las e difundi-las. A opinião dos especialistas é que Espanha faz melhor trabalho do que Portugal.
O CEO da consultora de marcas MyBrand, disse que em Portugal e em Espanha as sociedades civis organizaram-se de formas completamente diferentes e explicou que formas são essas: "enquanto em Espanha se criou o conceito de marcas renombradas, com uma associação que as defende, e se nomearam embaixadores das marcas; em Portugal, fomos pedir ao Estado que nos organizasse e que pusesse um carimbo nas nossas marcas para as certificar, o que não constrói significado algum".
O conceito de marcas renombradas em Espanha, aparece por oposição ao conceito Marca Portugal, da responsabilidade do Instituto das Empresas para os Mercados Externos (ICEP), com o qual este organismo certifica as marcas que considera dignas de distinção.
Nestas incluem-se por exemplo, a marca de vestuário infantil, Petit Patapon, a marca de calçado, Fly London e a marca de peças em vidro da Marinha Grande, MGlass. Quanto ao caso espanhol, as marcas renombradas, isto é, marcas de renome estão organizadas numa Associação, a Asociación de Marcas Renombradas Españolas (AMRE). Para difundir estas marcas, principalmente nos mercados externos, a AMRE recruta as instituições estatais envolvidas nesta matéria, as próprias empresas que fazem parte da associação e personalidades da sociedade civil. Para que uma empresa possa fazer parte da AMRE, tem, entre outros requisitos, que ser líder no seu sector e que ter uma ampla presença em mercados externos.

Marcas portuguesas certificadas pelo ICEP
- Água do Luso
- Atlantis
- Compal
- Delta
- Fly London
- Galp
- Logoplaste
- MGlass
- Petit Patapon
- Tap
- Via Verde
- Lanidor

Marcas espanholas renombradas
- Adolfo Dominguez
- BBVA
- Campofrio Alimentación
- El Corte Inglés
- F.C. Barcelona
- Grupo Cortefiel
- Grupo Santander
- Hola
- Iberdrola
- Iberia
- Telefonica

http://www.mybrand.pt/noticias/artigos/MyBrand_Forum%20_AIP.pdf
http://www.microsoft.com/spain/empresas/marketing/marca_españa.mspx

Esta informação teve como fonte o Jornal "Semanário Económico", edição de dia 23 de Junho de 2006.

Marcas ibéricas mais valiosas
http://mercadoespanhol.blogspot.com/2006/07/icep-e-marca-portugal.html

sexta-feira, agosto 04, 2006

Lusofonia mercado alvo da nova SOFID

As empresas interessadas nos mercados lusófonos vão poder ter o
apoio das EDFI - instituições financeiras europeias que visam a dinamização dos sectores empresariais dos países menos desenvolvidos e o apoio às empresas que, no seu processo de internacionalização, contribuam para o desenvolvimento sustentado desses países.

Portugal conta com a constituição da primeira instituição nacional, a SOFIDE-Sociedade Financeira de Desenvolvimento, com um capital inicial de 12 milhões de euros e que tem como mercados prioritários Timor e os PALOP.

AEOPS